sábado, 15/06/2024
Com apoio da Prefeitura, Dinapec leva novas tecnologias para o campo

Campo Grande, 23/03/2023 às 11:07

Começou em Campo Grande mais uma edição da Dinapec (Dinâmica Agropecuária) – a feira tecnológica bianual que retorna após 4 anos, devido a Covid-19 -, trazendo uma programação interativa para que produtores, técnicos, estudantes e parceiros possam dialogar e conhecer as novidades da cadeia da pecuária. Em conjunto com agricultores familiares, a Prefeitura de Campo Grande participa do evento, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

“Em 2018, eu procurei a Prefeitura de Campo Grande e através da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) fui convidado a participar da Dinapec. Lá eu conheci o capim-capiaçu, que aumentou 60% a nossa produção de leite e o trato das vacas, tanto para engordar, quanto para a gente mantê-las. Antes a gente tinha 15, 20 cabeças, hoje temos 85 cabeças, com condições de ter até 100. Esse convite da Sidagro mudou a minha vida”, diz o produtor rural Janderson Cândido.

E esse é exatamente o objetivo da iniciativa: transferir as principais tecnologias geradas pela Embrapa e parceiros, permitindo ao visitante o contato direto com pesquisadores e técnicos da Empresa.

“Nós da Sidagro temos o prazer de participar desta feira junto com nossa equipe e com tantos agricultores familiares que damos apoio técnico. Essa troca de conhecimentos e saberes servirá para que nossos pequenos produtores rurais e técnicos promovam inovações e melhorias no sistema produtivo que impactem verdadeiramente em suas vidas”, avalia Adelaido Vila, secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio.

Os profissionais da assistência técnica e extensão rural, por sua vez, podem se atualizar e conhecer as mais recentes tecnologias geradas pela pesquisa, aprimorando o serviço fornecido aos produtores. Já os pesquisadores têm a oportunidade de estreitar o relacionamento com os usuários de tecnologias, gerando o intercâmbio de ideias e informações para o aperfeiçoamento dos estudos científicos.

A 15ª edição da Dinapec acontece nos dias 22 e 23 de março de 2023. O evento conta com vitrine tecnológica com dinâmicas igualmente temáticas, sendo elas: Tecnologias para Pastagens; Soluções para o Rebanho Bovino; Tecnologias para Sistemas de Produção e MS Carbono Neutro.