domingo, 16/06/2024
Com 14 unidades abertas e dois pontos itinerantes, Prefeitura realiza Dia D de vacinação

Campo Grande, 19/05/2023 às 14:47

A Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), realiza neste sábado (20) o Dia D de vacinação contra a Gripe e a Covid-19. As doses estarão disponíveis durante todo o dia em 14 unidades básicas e de saúde da família e em dois pontos itinerantes.

Nas unidades de saúde, as salas de vacina irão funcionar de 7h às 17h. Estarão abertas as seguintes unidades: UBS 26 de Agosto, USF Jardim Noroeste, USF Estrela Dalva, USF Moreninha, USF Universitário, UBS Silvia Regina, UBS Lar do Trabalhador, UBS Caiçara, USF Batistão, UBS Coronel Antonino, USF São Franscisco, UBS Dona Neta, USF Los Angeles e USF Parque do Sol.

Já a ação itinerante acontece em dois locais em horários distintos. Um dos pontos itinerantes estará instalado nos Altos da Avenida Afonso Pena, em frente do Quartel do Corpo de Bombeiros, no acesso ao Parque dos Poderes. O trailer da imunização irá funcionar de 8h às 17h. O segundo ponto itinerante irá funcionar no supermercado Comper Tamandaré, localizado na Avenida Tamandaré, 635 – Jardim Leonídia.

O funcionamento será de 8h às 15h. Os pontos itinerantes irão vacinar somente contra a gripe, enquanto nas unidades de saúde serão ofertadas as vacina da gripe e Covid-19, além das que integram o calendário de rotina.

No domingo, dia 21 de maio, também haverá vacinação em dois pontos itinerantes. As equipes da Sesau estarão no Comper Tamandaré, de 8h às 15h,  e na Praça Bosque da Paz, de 9h às 14h. A praça está localizada na Rua Kame Takaiassu, 500, no Bairro Carandá Bosque.

Vacina liberada

A vacinação contra a Gripe foi liberada para toda a população com mais de 6 meses, seguindo resolução da Comissão Intergestores Bipartite (CIB), em razão da baixa procura entre os públicos prioritários e a necessidade e ampliar a cobertura vacinal.

Conforme relatório disponibilizado nesta sexta-feira, dia 19 de maio,  pelo Serviço de Imunização da Sesau ,28,65% do públic0-alvo foi vacinado em Campo Grande, o que representa 97,1 mil pessoas de um público estimado em 339 mil pessoas.

A maior taxa percentual de cobertura está entre os adolescentes em medidas socioeducativas, com 47,89%. No quantitativo, os idosos com 60 anos ou mais permanecem entre os que mais se vacinaram. De acordo com o relatório, aproximadamente 52,3 mil foram vacinados , sendo 38,84% do público de 134.732 pessoas nesta faixa-etária.

Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

Durante a semana, a vacinação está disponível durante todo o dia (manhã e tarde) em mais de 70 unidades básicas de saúde (UBS) e de saúde da família (UBSF).

A doença

A gripe é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza que é transmitida através do contato com secreções das vias respiratórias, eliminadas pela pessoa contaminada ao falar, tossir ou espirrar e também por meio das mãos e objetos contaminados, quando entram em contato com a boca, olhos e nariz. A gripe provoca febre, dores no corpo e mal estar. Quem perceber esses sintomas deve procurar um posto de saúde.

Prevenção

Cuidados simples ajudam na prevenção contra a Gripe:

Lave as mãos com água e sabão e use álcool gel 70% regularmente, especialmente depois de tocar o nariz e a boca ou superfícies que possam estar contaminadas;
Proteja o nariz e a boca. Cubra-os enquanto espirra ou tosse e use lenços descartáveis.
Evite tocar a boca e o nariz.
Melhore a circulação de ar abrindo as janelas.
Evite ficar por muito tempo em locais com grande aglomeração de pessoas.
Mantenha hábitos saudáveis: coma e durma bem, além de fazer exercícios físicos regulares.

Vacinação Covid-19

No início do mês, a Sesau ampliou a aplicação da dose bivalente contra a Covid-19 para toda a população acima de 18 anos, seguindo a recomendação do Ministério da Saúde.

A bivalente está disponível também para pessoas com comorbidades e que que tenham 12 anos ou mais, grávidas e as puérperas que deram à luz há até 45 dias, trabalhadores da saúde, população com 60 anos ou mais, indígenas aldeados e quilombolas a partir dos 12 anos de idade, para isso é necessário o esquema vacinal completo e a última dose ter sido aplicada há pelo menos quatro meses.

O reforço também está disponível para quem finalizou o esquema primário e tem pelo menos 12 anos de idade. E quem tem 18 anos ou mais e completou o mesmo período após receber o primeiro reforço, já está apto para o segundo.

Crianças a partir de seis meses se enquadram para iniciar o esquema vacinal. Aquelas iniciaram o esquema com a Pfizer baby devem receber a segunda dose após um intervalo de quatro semanas e a terceira após oito semanas da dose anterior.