segunda-feira, 22/04/2024
Cidade da Páscoa oferece tarde de magia para mais de 60 crianças e adolescentes de unidades acolhimento

Campo Grande, 07/04/2023 às 13:34

Alegria, diversão e o brilho no olhar, foi assim a tarde desta quinta-feira (06) das crianças e adolescentes das quatro Unidades de Acolhimento Institucional para Crianças e Adolescentes (UAICA’s), na Cidade da Páscoa, nos altos da avenida Afonso Pena. Cerca de 65 acolhidos desfrutaram de um dia com diversas atrações e muita recreação.

Inaugurada na sexta-feira (31), a Páscoa da Família segue até domingo (09) e tem atraído a população com atividades e apresentações como shows musicais, brincadeiras, encenações e a Parada da Páscoa. E com as crianças e adolescentes das UAICA’s não foi diferente. Elas se encantaram com a estrutura disponibilizada exclusivamente para elas, pela Prefeitura de Campo Grande. Entre as atrações, a turma conheceu a Toca do Coelho e ainda ganharam ovos de chocolates. Além disso, as brincadeiras foram garantidas com a cama elástica, piscina de bolinhas e tobogã.

Tereza Cristina Miglioli Bauermeister, Superintende da Proteção Social e Especial da SAS destacou a relevância da ação para as crianças e adolescentes das Unidades de Acolhimento. “É uma ação de grande importância porque são menores que por algum motivo tiveram seus direitos violados e hoje é um dia diferente, eles estão alegres e sendo de fato crianças e adolescentes. A Páscoa tem a representatividade da ressurreição de Cristo e nós buscamos passar esse valor para cada um deles. Além disso, o passeio vem de encontro com as expectavas que eles criam”, disse.

Através das quatro unidades que integram a Rede de Assistência Social do município, a SAS oferta o serviço de acolhimento provisório para bebês, crianças e adolescentes afastados do convívio familiar. Durante todo ano são realizadas atividades que reforçam a interação social e a autoestima dos pequenos promovendo proteção integral.

A gerente do serviço de Proteção Social Especial, Ivoni Nabhan Pelegrinelli, afirma que no acolhimento os menores recebem todo carinho e dedicação da equipe, porém, o passeio, além de fortalecer os vínculos afetivos, faz com que eles desfrutem de liberdade e comunhão. “Pascoa é amor, alegria e unidade. Esse passeio nos faz vivenciar a satisfação, o carinho e o respeito mutuo e nós estamos muito felizes de compartilhar esse momento com eles”, frisou.

Para a coordenadora da UAICA III, Lucilene Correa, que conta com 13 meninas com idades entre 12 e 17 anos acolhidas na unidade, o foco de ações como essa é oferecer desenvolvimento das relações, gerando nas acolhidas a sintonia mais próxima ao ambiente familiar. “Para meninas é um momento de lazer, diversão e oportunidade de interagir com as crianças das outras unidades. Só temos a agradecer a prefeita por essa oportunidade”, destaca a coordenadora.

Acolhida há menos de um mês, a adolescente de 14 anos destacou importância do passeio. “Eu achei muito legal sair para respirar um ar diferente. Aqui é muito bonito, eu amei cada detalhe e o carinho recebido de todos, a Páscoa da Família vai ficar no meu coração”, finalizou a menina.