domingo, 21/04/2024

O NS Pioneer, um navio-tanque vaivém com capacidade de carga de 155 mil toneladas, foi entregue a seu comprador na quinta-feira, na cidade portuária de Dalian, no nordeste da China, disse a construtora naval.

   Equipado com sistemas líderes do setor de posicionamento dinâmico e carregamento de proa, o navio-tanque de 279 metros é capaz de operar em águas com profundidades superiores a mil metros, de acordo com a Dalian Shipbuilding Industry Co., Ltd.

   O estaleiro informou que o navio-tanque personalizado foi entregue à CNOOC Petrochemicals Import & Export Co., Ltd., e será colocado em serviço para transportar petróleo produzido pelos campos de petróleo de águas profundas de Búzios e Mero, no Brasil.

   “O clima nas águas onde estão localizados os campos de petróleo de águas profundas brasileiros é variável, com ventos e ondas fortes e condições ambientais adversas, o que exige a capacidade de posicionamento dinâmico de qualidade do navio-tanque”, disse Li Jiming, gerente de projetos da construtora naval.

   O sistema de posicionamento dinâmico permite que o navio mantenha sua posição no mar sem sistema de ancoragem, eliminando as limitações impostas pelo comprimento das âncoras, destacou Li.

   Ele ainda acrescentou que a emissão de carbono por tonelada-milha desse navio é cerca de um quarto menores do que o valor da linha de base, o que significa que quase 7 mil toneladas de dióxido de carbono podem ser reduzidas a cada ano.