Montagem de fotos mostra micrografias de luz polarizada em cruz de partículas de solo lunar trazido de volta pela sonda Chang’e-5, que estão em exposição temática sobre os resultados da pesquisa de solo lunar, em Hefei, Província de Anhui, leste da China, em 19 de abril de 2023. (Xinhua)
Beijing, 24 abr (Xinhua) — A China planeja usar seu programa de exploração lunar para explorar a viabilidade de usar a tecnologia de impressão 3D para construir edifícios na Lua, informou o China Daily nesta segunda-feira.
De acordo com Wu Weiren, um dos principais cientistas da Administração Espacial Nacional da China, a sonda Chang’e-8 está pronta para conduzir investigações locais do ambiente e da composição mineral na Lua e verificar se algumas tecnologias avançadas, como a impressão 3D, podem ser utilizadas na superfície lunar, afirmou a reportagem.
“Se quisermos permanecer na Lua por um longo tempo, precisamos criar estações usando os próprios materiais da Lua”, disse Wu.
Várias universidades nacionais, como a Universidade Tongji e a Universidade Xi’an Jiaotong, já começaram a estudar as possíveis aplicações da tecnologia de impressão 3D na Lua, de acordo com a reportagem.
A Chang’e-8, após a Chang’e-6 e a Chang’e-7, será a terceira sonda a ser colocada na Lua no próximo esforço de exploração lunar do país, disse a reportagem.