terça-feira, 28/05/2024
CGE-MS promove nesta semana capacitação de auditores na Capital

Cerca de 30 auditores da CGE-MS (Controladoria-Geral de Mato Grosso do Sul) estão sendo capacitados e adquirindo novos conhecimentos com o curso “Auditoria Baseada em Riscos – Planejamento, Execução, Relatório e Monitoramento”.

O instrutor é o renomado auditor do TCU (Tribunal de Contas da União), Tiago Modesto Carneiro Costa, que ministrará a formação em duas etapas: a primeira, no período de 27 a 31 de março de 2023, das 7h30 às 11h30 e das 13h às 17h; e o segundo momento previsto para os dias 10 a 14 de abril, no mesmo horário.

Tiago Costa afirma que o curso “pretende, neste primeiro momento, tornar os participantes mais capazes de planejar uma auditoria utilizando a melhor técnica e agregando valor ao trabalho. E, ao final, que possam conseguir separar o que é fato daquilo que não é para que as informações geradas pelos relatórios possam fornecer informações relevantes para as principais tomadas de decisão dos gestores”, afirma.

Para Valéria Barbosa Gomes Garcia, que há aproximadamente 20 anos é auditora do Estado e, atualmente, trabalha no setor de Auditoria em Obras Públicas (UAOP), as expectativas são as melhores. “Espero que este curso me auxilie nas rotinas do trabalho. O ministrante, além de ter um currículo muito bom, acredito que a didática que aplicará deve fazer a diferença na prática”, relata.

Outra auditora do Estado, Carla Guimarães da Silva e Sousa, aprovada ano passado em concurso público da CGE-MS e atuante na Unidade de Auditoria em Convênios, Repasses e Parcerias (Uacon), ressalta que aguarda bons resultados do curso. “Espero esclarecer as dúvidas, agregar experiências para conseguir executar um trabalho mais eficiente e para contribuir com as instituições nas quais nossa equipe vai atuar”, acrescenta.

Curso

Nesta segunda-feira (27) os auditores já começaram as discussões com levantamentos das principais dificuldades na hora de atuação, aprofundaram os conceitos de auditoria, das funções do auditor e ainda quem são e quais são as demandas a serem alcançadas pelos diversos clientes que a Controladoria-Geral do Estado.

Para o auditor-geral do Estado, Roney Abadio Candido Dias, a escolha do curso tem uma finalidade específica: “Trazer conhecimentos de forma prática para os auditores, na execução de trabalhos de auditoria baseada em riscos e que até o momento esses conhecimentos eram apenas teóricos”, pontua.

Todo apoio e organização para a oferta desta formação aos auditores do Estado é realizada pelo Ceot (Centro de Estudos e Orientações Técnicas), da CGE-MS, que está sob o comando da auditora do Estado, Fabiana Ferreira Saldivar.

Os encontros acontecem nas instalações da Conemae (Coordenadoria do Núcleo Especial de Modernização da Administração Estadual), localizada na rua Delegado José Alfredo Hardman, S/N, Bloco 6, Jardim Veraneio.

Texto e fotos: Karla Tatiane, CGE-MS