domingo, 21/04/2024
Centro Municipal de Avaliação garante eficiência no aprendizado dos alunos da Reme
Foto: Diogo Gonçalves

Campo Grande, 03/04/2023 às 15:58

A Prefeitura de Campo Grande inaugurou nesta segunda-feira (3), o Centro Municipal de Avaliação (CMAV) da Rede Municipal de Ensino (Reme). O objetivo é desenvolver ações que envolvem avaliação de desempenho dos alunos, avaliação institucional, acompanhamento do SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), estudos e análises estatísticas de dados, entre outras atividades.

“Sem indicador não conseguimos trabalhar, precisamos identificar os problemas para traçar a melhor estratégia na solução. Esse será sem dúvida um bom legado no município e, por esse motivo, convidamos as equipes para contribuir na busca de meios e mecanismos para que juntos possamos melhorar cada vez mais a educação em nossa Capital”, ressalta prefeita Adriane Lopes.

A chefe da gerência de Planejamento da Reme, Fernanda Duarte, pondera que as competências do CMAV são entre outras, gerar indicadores, dados e informações para tomar um rumo adiante. “Podemos transformar a Educação da nossa rede municipal de ensino em referência nacional e, para isso, precisamos desses dados e indicadores. Esse é o papel do Centro de Avaliação”. Ainda segundo a chefe de gerência, o primeiro desafio foi a elaboração do primeiro simulado Reme, que acontece neste mês de abril. “Haverá também o simulado do Saeb e estamos com foco no Ideb”, conclui.

O secretário municipal de Educação, Lucas Henrique Bitencourt, explica que o processo pedagógico precisa ser cumulativo. “Precisamos saber onde estamos para saber para onde vamos. Neste sentido, aproximamos do gabinete da Semed uma coordenadoria de planejamento. Assim, padronizamos o plano de Ensino que agora é unificado. Todos os alunos terão o direito de aprendizagem garantido”.

Bittencourt enfatiza que serão aplicados quatro simulados ao longo do ano aos alunos da Reme, no final de cada bimestre, sendo o primeiro nos dias 12 e 13 de abril. “O simulado é para corroborar o plano de Ensino e fazer intervenções durante o bimestre. O Centro é como se fosse a balança para saber o que os alunos precisam. Assim, vamos diagnosticar para fazer as intervenções mais assertivas”, declara o titular da Semed.

Catiana Sabadin, subsecretária da Subsecretaria de Gestão e Projetos Estratégicos, avalia o CMAV como um dos projetos mais importantes para Campo Grande. “As pessoas às vezes não têm ideia do tamanho e importância de ações como está do Centro de Avaliação. A educação é algo muito importante não apenas para o município, mas para a sociedade”.

CMAV

Uma das primeiras ações desenvolvidas pelo CMAV foi a elaboração e sistematização do 1º Simulado Reme. O simulado do 1º bimestre foi elaborado a partir do Plano de Ensino e será aplicado, para todos os alunos do 2º ao 9º ano, nos dias 12 e 13 de abril. Ainda estão em fase de organização os simulados dos próximos bimestres.

Outra ação em desenvolvimento é o simulado SAEB, para os alunos dos 5º e 9º anos, com foco no IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que será aplicado no 2º e 3º bimestre deste ano.

Portanto, a Semed informa que segue atuando, de forma sistemática, na promoção da qualidade do ensino ofertado aos alunos matriculados na Rede Municipal de Ensino de Campo Grande.