quinta-feira, 23/05/2024
Centro Integrado de Operações de Segurança comemora 20 anos com entrega de honrarias

Ciops completou 40 anos com grande comemoração na Capital

A comemoração de 20 anos da criação do CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) homenageou autoridades políticas e da segurança pública nesta quarta-feira (24). Fruto de uma política de integração que começou a tomar força no início dos anos 2000, o Centro foi instituído pelo decreto 11.564 de 22 de março de 2004. Durante a solenidade, foram entregues medalhas em reconhecimento às contribuições de grande relevância prestadas à corporação.

O CIOPS abriga os Centros de Operações das instituições COPOM (Centro de Operações da Polícia Militar) da PMMS (Polícia Militar de MS) e COCB (Comando de Operações do Corpo de Bombeiros Militar) do CBMMS (Corpo de Bombeiros Militar de MS). Atualmente o Centro que recebe as chamadas de emergência 190 (PMMS) e 193 (CBMMS), registra as ocorrências e empenha as viaturas no atendimento à população, conta com 171 servidores, entre policiais militares, bombeiros e policiais civis.

 O vice-governador José Carlos Barbosa, o Barbosinha, que esteve representando o governador Eduardo Riedel no evento, foi um dos homenageados. Segundo ele, há 20 anos o CIOPS promove integração e segurança, sendo um marco para o Estado. Em 2023 foram investidos R$ 3,3 milhões em readequações do Centro, com a inauguração do COR (Centro de Operações de Rede), direcionado a Infovia Digital.
Vice-governador recebeu honraria durante evento

“Nesses 20 anos foram atendidas mais de 14 milhões de chamadas de emergência (190 e 193), com cerca de 2,5 milhões de ocorrências despachadas. Um centro que une as forças de segurança das nossas estruturas, onde todos atuam por uma causa em comum. Esse conjunto harmonioso faz toda a diferença. Por tudo isso, sinto-me honrado pela homenagem e reforço meu compromisso com a segurança pública e o bem-estar da nossa população sul-mato-grossense”.

Participaram da solenidade o secretário de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira; delegado-Geral de Polícia Civil, Lupérsio Degerone Lucio; comandante-Geral do Corpo de Bombeiros, Frederico Reis Pouso Salas; comandante-Geral da Polícia Militar, Renato dos Anjos Garnes; procuradora-Geral do Estado, Ana Carolina Ali Garcia; diretor Geral do CIOPS, Danilo Santos Moreira Leite; comandante do CMO, Luiz Fernando Estorilho Barganha; superintendente Regional da Polícia Federal, Carlos Henrique Cotta D’Angelo; entre demais autoridades.

                        Evento que marcou o aniversário do Ciops ocorreu no Bioparque Pantanal

O CIOPS

Sediado em Campo Grande, o CIOPS tem como objetivo prover os meios necessários para que os Centros de Operações dos respectivos órgãos possam receber e processar o atendimento às chamadas de ocorrências, emergência e urgência, permitindo que realizem as missões constitucionais. O centro conta ainda com o CIAS (Conselho de Integração das Ações de Segurança), órgão colegiado de deliberação coletiva, o qual define políticas gerais de integração das ações de segurança voltadas para o atendimento de ocorrências.

Barbosinha discursou durante evento em comemoração ao Ciops

Entre as competências do CIOPS estão ainda:

– reunir e organizar informações relativas às atividades desenvolvidas, visando a subsidiar os processos de planejamento operacional e a tomada de decisões conjuntas no âmbito da segurança pública;

– subsidiar o Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, com informações e relatórios estatísticos periódicos, propondo políticas operacionais de interesse comum, além de convênios e parcerias com entes federais, estaduais, municipais e privados, visando à otimização dos recursos e meios, voltados ao enfrentamento da criminalidade no Estado de Mato Grosso do Sul;

– subsidiar os órgãos de segurança pública, incentivando o intercâmbio de informações e dados estatísticos, visando à definição de normas e ao aperfeiçoamento técnico dos procedimentos necessários ao atendimento operacional dos diversos tipos de ocorrências, observadas as atribuições legais e constitucionais de cada instituição;

– prover, manter e otimizar recursos nas áreas de telecomunicação e de tecnologia da informação, subsidiando e compartilhando, entre os Centros de Operações das instituições, sistemas de gerenciamento de ocorrências, vídeo monitoramento, teleatendimento, rastreamento de viaturas e comunicação via rádio;

– concentrar e padronizar a estatística criminal;

– auditar as atividades de atendimento, os despachos emergenciais e os processos operacionais desenvolvidos pelos Centros de Operações, ou correlatos, em conjunto com as respectivas instituições que executam o serviço no âmbito do CIOPS, visando a orientar, a aperfeiçoar e a padronizar as demandas operacionais de atendimento de emergência, voltadas à eficiência dos serviços prestados à população.

Autoridades políticas e da Segurança Pública foram homenageadas durante a solenidade

Infovia

Em setembro de 2023, foi realizada as readequações do CIOPS com a inauguração do COR (Centro de Operações de Rede), da Infovia Digital. O funcionamento do centro marca o início da implantação da parceria público-privada (PPP) firmada entre o Governo do Estado e a empresa Sonda com investimento de R$ 3,3 milhões.

O contrato disponibiliza a prestação de serviços de transporte de dados, voz e imagem para todos os equipamentos das unidades públicas estaduais. A rede de conectividade e tecnologia de ponta ligará todo o Mato Grosso do Sul e contará com 7 mil quilômetros de rede de fibra óptica interligando os 79 municípios sul-mato-grossenses.

Diana Gaúna, Vice-Governadoria
Fotos: João Garrigó