sábado, 13/04/2024

Campo Grande, 03/04/2023 às 10:43

Nesta segunda-feira (03) teve início a campanha de vacinação contra a gripe, em Campo Grande. A abertura oficial aconteceu na USF Jardim Paradiso, na Região Urbana do Segredo.

O secretário municipal de Saúde, Dr. Sandro Benites, informa que a novidade este ano é que a vacina está liberada para todos os públicos prioritários da campanha, diferente do que aconteceu em anos anteriores, onde a campanha acontecia por etapas.

“Estamos acompanhando um cenário de aumento nos casos de doenças gripais e, por isso, conclamamos a todas as pessoas pertencentes aos públicos prioritários para se vacinarem. É importante lembrar que a campanha foi antecipada em uma semana, portanto o prazo para todos se vacinarem será ainda maior, para que todos possam se organizar e buscar a unidade de saúde mais próxima”, disse.

O secretário destaca ainda que o município deverá ampliar o número de unidades disponíveis para a vacinação aos sábados. ” A expectativa da Sesau é aumentar a quantidade de unidades que estarão abertas para oportunizar o acesso àquelas pessoas que eventualmente não consigam ir durante a semana se vacinar”. O calendário com as unidades referenciadas deve ser divulgado nas redes sociais e no site oficial da Secretaria Municipal de Saúde (Sesau).

A expectativa é vacinar cerca de 200 mil pessoas que fazem parte dos 18 grupos elencados pelo Ministério da Saúde como prioritários.

Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação. 

 A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.