quarta-feira, 19/06/2024
Campo Grande é declarada Capital do turismo de observação de aves
Foto: Karine Matos

Campo Grande, 05/04/2023 às 14:27

Prefeitura Municipal de Campo Grande publicou na edição desta quarta-feira (05) do Diogrande, a lei n. 7.023 que declara o município de Campo Grande como a Capital do Turismo de Observação de Aves e institui o Dia Municipal de Observação de Aves.

O projeto foi aprovado pela Câmara Municipal de Vereadores e a lei foi sancionada pela prefeita Adriane Lopes. Campo Grande é uma das cidades mais arborizadas do mundo e conta com áreas naturais bem conservadas, que abrigam uma vasta diversidade de animais silvestres, especialmente as aves. São cerca de 400 aves catalogadas, entre elas, espécies raras e ameaçadas de extinção.

O turismo de observação de pássaros, vem crescendo no Brasil, especialmente em Campo Grande e consiste em observar aves nativas, identifica-las e fotografá-las em ambientes naturais. A atividade possibilita o fomento do turismo e da economia, possibilitando a criação de eventos temáticos, geração de renda e preservação do meio ambiente.

“Além do benefício econômico presumido pela prática desse tipo de turismo, há outros valores consolidáveis importantes que merecem destaque. A observação de aves é uma das mais antigas atividades de lazer e entretenimento em meio à natureza que se tem conhecimento. Acredito que o título em questão irá contribuir com a visibilidade e o fomento da atividade turística na capital sul-mato-grossense”, afirmou Wantuyr Tartari, superintendente de Turismo da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo.

O Dia Municipal de Observação de Aves será celebrado no dia 28 de abril e a data ficará incluída no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo Grande.