quarta-feira, 19/06/2024
Alunos da Reme homenageiam protetores de animais por meio de cartas

Campo Grande, 22/06/2023 às 15:08

Protetores de animais de Campo Grande foram homenageados com cartas escritas por alunos do 4° e 5° ano da Escola Municipal João de Paula Ribeiro. A iniciativa partiu durante palestra educacional promovida esta semana pela Subea (Subsecretaria do Bem-Estar Animal), que buscou junto aos estudantes fortalecer a conscientização contra maus tratos aos animais na Capital.

Durante a atividade da Subea, os alunos foram convidados a expressar suas opiniões sobre o assunto por meio das palavras escritas. As cartas produzidas serão entregues para as protetoras durante as visitas realizadas pelo programa “Subea Itinerante” ou durante as visitas à unidade.

Conforme a Subsecretaria do Bem-Estar Animal, o objetivo é contribuir com a formação na área da educação das crianças e adolescentes reforçando o tema contra maus tratos e a guarda responsável nas escolas da Capital. A ideia foi desenvolvida pela Gerência de Promoção e Saúde Animal da Subea, que viu uma oportunidade de mostrar para as crianças a importância do trabalho realizado por essas pessoas, que na maioria das vezes são anônimas e não recebem o reconhecimento devido pela grandeza de seus gestos.

“Eu queria agradecer a você que cuida tão bem dos animais. Sem você ele estaria com fome, frio e sem carinho em algum lugar sozinho”, descreve um dos trechos da carta da aluna Raianny Queiroz. Emocionada, ela comemora a vida dos protetores. “Muitos bichinhos têm uma casa, mas outros não. Vários que a gente vê nas ruas são resgatados e cuidados por elas, recebendo muito amor”, conclui.

A pedagoga Gessyka Câmara reforçou que ensinar crianças sobre cuidados com animais vai muito além de ser apenas sobre alimentar o bichinho. “Estamos investindo nas crianças pensando que serão os futuros adultos e tutores responsáveis pelos animais da nossa cidade. Durante essas atividades abordamos situações de maus tratos e ensinamos as 5 liberdades que os animais têm de direito. Muitas vezes as crianças ganham animaizinhos e acham que é só a comida que eles precisam oferecer, mas com as palestras eles acabam entendendo que eles têm outras necessidades e despertamos nesse público o sentimento de serem melhores cuidadores e mais responsáveis”, destaca.

Outra carta, escrita pelo aluno Victor Hugo, ressalta a importância do trabalho exercido pelos protetores, que resgatam muitas vezes animais que são abandonados. “Gostaria de agradecer a vocês que resgatam e cuidam de animais, que muitas pessoas descartam nas ruas, abandonam como se não fossem nada”.

A iniciativa continuará ao longo desse ano. Caso alguma escola tenha interesse nas palestras educativas, pode entrar em contato com a Subea, pelo telefone 67 2020-1397.