sexta-feira, 24/05/2024
Agraer recebe alunos do Senar para aula prática sobre manejo em bovinocultura de leite

O Cepaer (Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer) recebeu alunos de duas turmas do curso técnico em agropecuária do Senar para uma aula prática de manejo sanitário em bovinos de leite. As turmas tiveram a oportunidade de conferir o processo de ordenha e cuidados com os bezerros.

Vitor Corrêa de Oliveira, zootecnista doutor em Ciência Animal, foi um dos pesquisadores que recepcionaram os estudantes. “Essa oportunidade reforça o papel do Cepaer como formador de mão de obra qualificada para os trabalhos do campo”, disse.

A professora da disciplina de manejo sanitário do Senar, Gizela Melina Galindo, acredita que a visita terá um impacto positivo na formação dos alunos.

“É um centro de pesquisa, mas que mostra a realidade. É realmente uma escola, é excelente. Os estudantes precisam ter contato com a realidade, com o real, enxergar as dificuldades, identificar os problemas para encontrar as soluções”, afirma.

Sala de aula

A primeira parada das turmas foi na sala onde são feitas as ordenhas. Os servidores que diariamente são os responsáveis pelo processo explicaram o passo a passo desde os testes que são feitos antes da retirada do leite para identificar problemas como a mastite até a higienização do material utilizado no processo.

Manejo foi demonstrando em atividade de campo

Tatiane Batistoti, zootecnista do Cepaer, respondeu às perguntas feitas pelos alunos e deu detalhes sobre o cuidado com os animais.

Em seguida, os futuros técnicos agropecuários foram até o local onde são mantidos os bezerros. No local, Vítor, Tatiane e a responsável pelo setor, a pesquisadora mestre em Agroecossistema Camila Pellizzoni Balthazar, mostraram, entre outras coisas, como é realizado o desmame e a amamentação nos baldes.

Além disso, os servidores da Agraer também mostraram as diferenças entre as raças trabalhadas no local e falaram sobre os desafios no controle de doenças.

O terceiro e último ponto da visita foi a fábrica de ração, onde é preparada a alimentação que complementa o pastejo dos animais do Cepaer.

Ao fim, Vítor agradeceu o Senar, ali representado pela professora da disciplina, e afirmou que o Centro de Pesquisas está de portas abertas para atividades de campo, bem como para a realização de trabalhos de conclusão de cursos e até mesmo estágios.

Ricardo Campos Jr., Comunicação Agraer
Foto: Ricardo Campos Jr.