segunda-feira, 26/02/2024

Agendão MS tem caminhada para surdos, espetáculo acessível, Primavera dos Museus e João Silvério Trevisan

Agendão MS tem caminhada para surdos, espetáculo acessível, Primavera dos Museus e João Silvério Trevisan

A programação deste fim de semana está a cara da inclusão. Em comemoração ao Dia de Luta da Pessoa com Deficiência, celebrado em 21 de Setembro, tem caminhada para a comunidade surda com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais), capoeira inclusiva e ainda espetáculo da cia Dançurbana com intérprete de Libras.

O fim de semana também tem lançamento do livro do jornalista e dramaturgo João Silvério Trevisan, show de Paolla no encerramento da Semana da Juventude e desfile em prol da Cufa (Central Única de Favelas). Ah, de sexta até domingo tem ainda a programação da 17ª Primavera dos Museus. 

Compartilhe a lista que a Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania) preparou com as principais atrações, e venha participar!

Sexta-feira (22)

17ª Primavera dos Museus – Com o tema Memórias e Democracia: pessoas LGBT+, indígenas e quilombolas, a 17ª Primavera dos Museus realiza diversas ações simultâneas pelos museus instalados em Mato Grosso do Sul, tanto de forma presencial. 

Nesta sexta-feira tem visita mediada das 9h às 17h, no Museu José Antônio Pereira, contando a história do espaço. 

Ainda na sexta, a partir das 18h tem o VII Encontro da Rede de Educadores em Museus – REM/MS, com feira de artesanato Mesa Redonda; Noite no Museu e Observação do céu a noite (Etnoastronomia), no Museu das Culturas Dom Bosco.

Um pouco mais tarde tem a observação do céu a noite, um olhar para “etnoastronomia” com o Clube de Astronomia Carl Sagan (UFMS).

Hora: 9h às 17h
Local: Museu José Antônio Pereira – Avenida Guaicurus, em frente à Rua da Divisão; Museu Dom Bosco – Avenida Afonso Pena, 7.000
Entrada: Gratuita

Show Pet Brasil – Neste fim de semana, Campo Grande é palco da 4ª edição da Show Pet Brasil será no estacionamento do shopping Norte Sul Plaza. São mais de 40 stands expositores, Park Pet com atrações para o seu melhor amigo.

Ainda tem feirinha para adoção responsável de animais com o CCZ, vacinação antirrábica gratuita e microchipagem.

No talk pet, o público pode conferir palestrantes, cases de sucesso ligados ao segmento e encontro de raças, ginCÃOnas, desfiles pet, sorteio de brindes.

Hora: A partir das 16h
Local: Estacionamento do Shopping Norte Sul Plaza – Avenida Ernesto Geisel, 2.300 (entrada pela Rua Japão)
Entrada: Gratuita 

Feira da Nova Campo Grande – Música, dança, brinquedos, artesanatos, brechós, doces e apresentações culturais são as atrações da Feira do Bairro Nova Campo Grande desta sexta-feira.

Hora: 16h às 22h
Local: Praça da Nova Campo Grande
Entrada: Gratuita

Quinta Sesc – O Quintal Sesc reúne cultura, arte, música, gastronomia em um ambiente aconchegante e ao ar livre. Na programação, tem recreação, oficina de desenho para colorir e uma oficina de brincar, organizadas em colaboração com a empresa Guavira. 

Para todos os públicos, a partir das 18h haverá desfile, depois apresentação da aula especial Bonde do Flashback. E para encerrar essa programação cheia de energia, das 20h às 22h, acontece o show musical com Karla Coronel, que promete uma mistura envolvente de samba, pop e MPB.

Hora: das 17h às 22h
Local: Estacionamento da Riachuelo – Shopping Campo Grande
Entrada: Gratuita

Desfile Florescer – Empoderando a diversidade e celebrando a autoestima feminina pela solidariedade. Nesta sexta-feira tem o desfile Florescer, que vai por nas passarelas acessórios produzidos pela Maria Karaguatá levando a mensagem de que todos os corpos são belos.

As peças usadas no desfile serão comercializadas e o dinheiro da venda será revertido para a reforma da sede da Cufa, que foi vítima de furto. A Cufa (Central Única de Favelas) é uma organização não governamental brasileira que atua no auxílio de pessoas em situações de vulnerabilidade, moradores em situações de risco, favelas ou periferias. As atividades desenvolvidas são para o melhoramento dos cuidados pessoais, cultura, entretenimento, redes de solidariedade, trabalho e renda. Em Campo Grande,  MS, a ONG existe desde 2019.

Hora: 19h30
Local: Espaço Quintal Sesc, no estacionamento da Riachuelo, no primeiro piso do Shopping Campo Grande
Entrada: Gratuita

“Poracê – O outro de nós” – A Cia Dançurbana apresenta espetáculo Poracê na “Temporada Quanto Custa?” neste fim de semana, com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais). No palco, a peça reflete questões de diversidade, do pertencimento ao lugar, do encontro de fronteiras, da pluralidade de culturas e linguagens que nos atravessam.

Hora: 19h30
Local: Casa de Ensaio – Rua Visconde de Taunay, 203, bairro Amambaí
Entrada: Ingressos da “Temporada Quanto Custa?” tem a dinâmica do pague o quanto quiser e puder pela apresentação; é o público que define o valor.  

Seco – Dando continuidade às comemorações dos 20 anos da cia Fulano di Tal, “Seco” começa uma nova temporada neste mês de setembro. Em cena, dois seres discutindo afetos, dores, alegrias, passando pelo amor, ódio e guerra.

Hora: 20h
Local: Espaço Fulano di Tal – Rua Rui Barbosa, 3099
Entrada: Ingressos a partir de R$ 20,00 meia-entrada

Sábado (23)

Amor Maldito é o primeiro longa-metragem do cinema brasileiro a ter como personagens principais um casal de mulheres, Sueli e Fernanda. (Foto: Divulgação)

Festival da Inclusão – Pelo Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, a Abadá Capoeira vai realizar uma roda inclusiva pela manhã deste sábado, no Mercadão. Quem quiser participar, sendo pessoa com deficiência ou não, está mais do que convidado.

Hora: 10h
Local: Estacionamento do Mercadão Municipal de Campo Grande
Entrada: Gratuita

Museu de portas abertas – Pela 17ª edição da Primavera dos Museus e em virtude do início da estação, o museu das Culturas Dom Bosco terá entrada gratuita para todos os públicos.

Horário: 14h às 17h30
Local: Museu das Culturas Dom Bosco – Avenida Afonso Pena, 7.000
Entrada: Gratuita 

Sesc infantil – Sábado tem a oficina “Os desenhos tridimensionais”, às 15 horas. A atividade é para crianças a partir de 5 anos de idade, acompanhadas do responsável e é preciso levar os seguintes materiais: 1 tesoura sem ponta; 1 cola branca; 1 pincel largo; 1 pacote de canetinhas hidrocor e lápis de cor.

Às 16 horas, o Sesc Encena apresenta “A jornada de Gil”,  encenado pela Trupe Guavira. Em um dia muito feliz, Gil se perde na floresta e, o que seria o início de um pesadelo, se transforma no início de um sonho de força, de resiliência e de muita imaginação. A peça fala do poder e da capacidade de superação de cada um, independentemente da idade.

Hora: A partir das 15h
Local: Sesc Cultura – Avenida Afonso Pena, 2270
Entrada: Gratuita

Espaço Sesc – No sábado, 23, em sessões às 15h e 16h30, a CIAhabiliDOCES comanda a diversão, com números que envolvem palhaçaria, acrobacia, música e personagens sobre pernas de pau.

Hora: Às 15h e às 16h30
Local: Shopping Norte Sul Plaza
Entrada: Gratuita

Show Pet Brasil – Neste fim de semana Campo Grande é palco da 4ª edição da Show Pet Brasil será no estacionamento do shopping Norte Sul Plaza. São mais de 40 stands expositores, Park Pet com atrações para o seu melhor amigo.

Ainda tem feirinha para adoção responsável de animais com o CCZ, vacinação antirrábica gratuita e microchipagem.

No talk pet, o público pode conferir palestrantes, cases de sucesso ligados ao segmento e encontro de raças, ginCÃOnas, desfiles pet, sorteio de brindes.

Hora: A partir das 16h
Local: Estacionamento do Shopping Norte Sul Plaza – Avenida Ernesto Geisel, 2.300 (entrada pela Rua Japão)
Entrada: Gratuita 

Lançamento de livro – Neste sábado a Estação Cultural Teatro do Mundo recebe o lançamento do livro “Meu irmão, eu mesmo”, de João Silvério Trevisan. Dramaturgo e jornalista, o escritor ainda conversa com o público num bate-papo junto dos escritores Febraro de Oliveira e Isloany Machado. 

No livro, João Silvério Trevisan volta a 1992, quando teve o vírus HIV detectado, o que o fez imaginar que possuía, então, pouco tempo de vida. Contudo, é seu irmão mais novo — e melhor amigo — Cláudio Trevisan quem parte, vítima de um câncer linfático, aos 48 anos. Neste poderoso romance, Trevisan tece um delicado e forte registro sobre a perda. Misturando cartas, bilhetes, prosa em primeira e em segunda pessoa, ele nos conduz a memórias que escreve para que estas possam descansar, para que a dor seja esquecida. O texto passa ainda pelos caminhos da palavra que João percorreu, onde seu fio condutor foi sempre um só: o desejo de escrever.

Hora: 17h
Local: Estação Cultural Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177
Entrada: Gratuita

Luau da Rádio Paulista – Para a galera do reggae, tem show da banda Maneva neste sábado. Formada em 2005, a banda tem vários sucessos como “Luz que me traz paz”, “Lembranças”, “O destino não quis” e, neste ano gravou o novo projeto chamado “Tudo vira reggae”. 

Hora: A partir das 18h
Local: Nova Arena do Luau – Av. Três Barras, 1145
Entrada: Ingressos a partir de R$ 60,00 a meia-entrada

Paolla – Neste sábado tem show da cantora pop sul-mato-grossense Paolla encerrando os grandes encontros da Semana Estadual da Juventude.

Hora: 18h30
Local: Praça do Rádio Clube
Entrada: Gratuita 

Exibição do filme “Amor Maldito” – O MIS exibe o filme Amor Maldito (1984) de Adélia Sampaio neste sábado, seguido da mesa redonda com participação de Isadora Tiemi, Daniela Siqueira e Tetê Costa. 

Amor Maldito é o primeiro longa-metragem dirigido por uma mulher negra na história do cinema brasileiro e o primeiro a ter como personagens principais um casal de mulheres, Sueli e Fernanda. O filme é baseado em uma história real. Reprimida por sua família, Sueli comete suicídio e Fernanda é acusada injustamente pela morte e julgada por um tribunal preconceituoso.

Hora: 19h
Local: Museu da Imagem e do Som de MS, Av. Fernando Correa da Costa, 559, 3º andar
Entrada: Gratuita

“Poracê – O outro de nós” – A Cia Dançurbana apresenta espetáculo Poracê na “Temporada Quanto Custa?” neste fim de semana, com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais). No palco, a peça reflete questões de diversidade, do pertencimento ao lugar, do encontro de fronteiras, da pluralidade de culturas e linguagens que nos atravessam.

Hora: 19h30
Local: Casa de Ensaio – Rua Visconde de Taunay, 203, bairro Amambaí
Entrada: Ingressos da “Temporada Quanto Custa?” tem a dinâmica do pague o quanto quiser e puder pela apresentação; é o público que define o valor. 

Seco – Dando continuidade às comemorações dos 20 anos da cia Fulano di Tal, “Seco” começa uma nova temporada neste mês de setembro. Em cena, dois seres discutindo afetos, dores, alegrias, passando pelo amor, ódio e guerra.

Hora: 20h
Local: Espaço Fulano di Tal – Rua Rui Barbosa, 3099
Entrada: Ingressos a partir de R$ 20,00 meia-entrada

Domingo (24)

Caminhada marcada o Dia Nacional do Surdo e terá toda programação com acessibilidade em Libras. (Foto: Lucas Castro/Fundesporte)

Show Pet Brasil – Neste fim de semana Campo Grande é palco da 4ª edição da Show Pet Brasil será no estacionamento do shopping Norte Sul Plaza. São mais de 40 stands expositores, Park Pet com atrações para o seu melhor amigo.

Ainda tem feirinha para adoção responsável de animais com o CCZ, vacinação antirrábica gratuita e microchipagem.

No talk pet, o público pode conferir palestrantes, cases de sucesso ligados ao segmento e encontro de raças, ginCÃOnas, desfiles pet, sorteio de brindes.

Hora: A partir das 14h
Local: Estacionamento do Shopping Norte Sul Plaza – Avenida Ernesto Geisel, 2.300 (entrada pela Rua Japão)
Entrada: Gratuita 

Caminhada para surdos – O Governo de Mato Grosso do Sul, por meio da Fundesporte (Fundação de Desporto e Lazer) e Setescc (Secretaria de Estado de Turismo, Esporte, Cultura e Cidadania), promove um dia repleto de atividades físicas e de lazer voltado à comunidade surda, incluindo na programação a Caminhada Orientada em Libras. 

A ação integra o programa MS Acessível e é realizada em alusão ao Dia Nacional do Surdo, comemorado em 26 de setembro. Durante o evento, acadêmicos de Educação Física da Unigran Capital vão realizar uma série de procedimentos na área de saúde e bem-estar: avaliações físicas, bioimpedância, aconselhamento para pessoas com sobrepeso e obesidade, orientações sobre alimentação saudável e quais exercícios físicos são mais apropriados diabéticos, hipertensos e pessoas com colesterol alto.

Hora: 15h
Local: Parque das Nações Indígenas 
Entrada: Gratuita

Espaço Sesc – Domingo, 24, é a vez de Nano Elânio embalar o público com sua contação de história. Com muita interação e musicalidade, Nano usa violão, pandeiro e outras brincadeiras cantadas. Arte-educador e musicoterapeuta, o artista tem carreira no teatro, música, comunicação social e é autor do livro “Conte histórias para crianças”.

Hora: Às 15h e às 16h30
Local: Shopping Norte Sul Plaza
Entrada: Gratuita

Feira Mixturô – Neste domingo a feirinha Mixturô estará levando artesanato, moda, gastronomia e apresentações culturais para a Praça do Rádio.

Horário: A partir das 16h
Local: Praça do Rádio – Avenida Afonso Pena – Centro
Entrada: Gratuita 

Teatro infantil – Neste domingo tem apresentação de Chapéuzinho Vermelho por Bolonhesa e sua Trupe, de graça, no Teatro do Mundo. O espetáculo narra a história já conhecida, mas que tem um final inusitado. O Lobo não é morto pelo caçador, na verdade, ele revela que é o Lobo-guará e que está em perigo de extinção. Por se sentir sozinho, se tornou o lobo mau. 

Hora: 16h
Local: Teatro do Mundo – Rua Barão de Melgaço, 177
Entrada: Gratuita

“Poracê – O outro de nós” – A Cia Dançurbana apresenta espetáculo Poracê na “Temporada Quanto Custa?” neste fim de semana, com acessibilidade em Libras (Língua Brasileira de Sinais). No palco, a peça reflete questões de diversidade, do pertencimento ao lugar, do encontro de fronteiras, da pluralidade de culturas e linguagens que nos atravessam.

Hora: 19h30
Local: Casa de Ensaio – Rua Visconde de Taunay, 203, bairro Amambaí
Entrada: Ingressos da “Temporada Quanto Custa?” tem a dinâmica do pague o quanto quiser e puder pela apresentação; é o público que define o valor. 

 

Paula Maciulevicius, da Setescc