Campo Grande-MS
terça-feira, 23/07/2024
Ação entre Agepen e Águas Guariroba reduz em 50% gastos com abastecimento em presídio

O Presídio de Trânsito de Campo Grande recebeu reparos no sistema de abastecimento fluvial, em ação desenvolvida entre a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) e a Concessionária Águas Guariroba, com o objetivo de aprimorar o fornecimento no local, reduzir custos e ampliar a conscientização.

Para a identificação de pontos que precisavam ser melhorados, foi utilizado geofone, um aparelho que detecta vazamentos não visíveis; o procedimento foi realizado por um técnico especializado da empresa. Com o trabalho, foi possível reduzir pela metade os gastos com abastecimento de água no local.

 

De acordo com o gerente de Licenciamento Ambiental e Normatização da Agepen, Phillippe Oliveira de Gois, a concessionaria já estabeleceu um cronograma de trabalho também nas outras três unidades prisionais do Complexo Penitenciário do Jardim Noroeste: Estabelecimento Penal “Jair Ferreira de Carvalho”, Instituto Penal de Campo Grande e Centro de Triagem.

 

Representando 26,3% da população carcerária de Mato Grosso do Sul, ele é o maior complexo penitenciário do Estado, abrigando o equivalente à população de um município do porte de Rio Negro. Após a conclusão dos trabalhos nos quatro estabelecimentos prisionais, outras unidades da Agepen na Capital também deverão ser vistoriadas.

Reunião entre Agepen e Águas Guariroba

Gestão

A ação conjunta, que está refletindo em redução de gastos, é resultado de reunião entre o diretor-presidente da Agepen, Rodrigo Rossi Maiorchini, com representantes da Águas Guariroba, em março deste ano, em que foram discutidas estratégias para melhor gestão do serviço e de aproveitamento da água nas unidades penais.

Segundo a gerente comercial da concessionária, Suellen Alves Ferreira Alvarenga, o encontro reforçou ainda mais a parceria entre as duas instituições e contribuiu no conhecimento das demandas.

Pela Agepen, os trabalhos estão coordenados pela Gerência de Licenciamento Ambiental e Normatização e pela Divisão de Compras e Suprimentos, por meio de seu Núcleo de Contratos.

Texto: Keila Oliveira, Agepen/MS

Fotos: Agepen

  • Campo Grande, 150 anos de História