quinta-feira, 13/06/2024
Em discurso, à tribuna, senador Jorge Kajuru (PSB-GO).

O senador Jorge Kajuru (PSB-GO) destacou, em pronunciamento nesta terça-feira (28), a importância de recolocar o Brasil na trilha do crescimento econômico e do desenvolvimento social. Para isso, defendeu a importância do debate democrático e avaliou que o clima é propício para as soluções políticas. Kajuru ressaltou que o Congresso Nacional vai conviver, nos próximos quatro anos, com um chefe de Poder Executivo que busca o protagonismo, participando das negociações políticas e dialogando ativamente com o Poder Legislativo.

— Tudo indica que [as negociações] serão intensas, pelas características do novo Congresso, com marcante presença oposicionista. Oposição é indispensável à democracia. Só não pode perder o foco, e, por intolerância ao governo, causar prejuízos ao país. Ao contrário de alguns analistas políticos, vejo o atual contexto como favorável à política — afirmou.

Para Kajuru, o diálogo entre forças antagônicas, de forma transparente, com a população percebendo claramente a posição de cada grupo ideológico, vai contribuir para o fortalecimento da democracia.

O senador ainda ressaltou que uma de suas missões será fortalecer as instituições brasileiras, ajudando a normalizar as relações entre Legislativo, Judiciário e Executivo. Ele também tratou como prioritário o debate sobre a reforma tributária e o novo arcabouço fiscal, que substituirá o teto de gastos. Lembrou, ainda, que é autor de uma proposta de emenda à Constituição (PEC) para extinguir a reeleição nos cargos do Executivo e estender os mandatos para cinco anos.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)