quinta-feira, 13/06/2024
Áudio: PEC em análise no Senado prevê novas regras para a escolha de ministros do TCU

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, recebeu na tarde desta quinta-feira (9) a visita de representantes do setor audiovisual. Eles entregaram a Pacheco um documento chamado Carta de Tiradentes, com demandas e recomendações para novas políticas públicas voltadas ao setor.

Raquel Hallak explicou que o documento nasceu dos encontros da 26ª Mostra de Cinema de Tiradentes (MG), da qual é coordenadora. Durante a mostra, que ocorreu na última semana de janeiro, mais de 70 profissionais se reuniram para debater os pontos críticos da atividade cultural e audiovisual, com foco em temas como democracia, diversidade, descentralização, desenvolvimento econômico e social e governança.

Segundo Raquel, a carta está sendo entregue para autoridades dos três Poderes, visando contribuir para a construção de uma percepção mais ampla das questões do setor, de forma a contemplar o conjunto de aspectos econômicos, sociais e culturais inscritos na atividade audiovisual.

— Esperamos que seja um conteúdo importante para as discussões desta Casa e que possa contribuir para um cenário promissor da indústria do audiovisual no país — afirmou Raquel.

De acordo com a coordenadora, um dos pontos apresentados ao presidente do Senado é um pedido pela regulamentação do video sob demanda, de serviços como Netflix. Ela disse que é necessário e urgente que o Brasil regulamente os chamados serviços de streaming. Segundo Raquel, Pacheco recebeu bem as reinvindicações a ele apresentadas. 

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)