Campo Grande-MS
domingo, 4/01/2026

Em 2026, o Janeiro Branco propõe Paz, Equilíbrio, Saúde Mental 

A campanha nacional “Janeiro Branco” é um movimento social e cultural instituído pela Lei nº 14.556, de 25 de abril de 2023, dedicada à promoção da saúde mental no Brasil e hoje mobiliza pessoas no mundo todo. A cada janeiro, voluntários, profissionais e instituições realizam ações para sensibilizar a sociedade e influenciar políticas públicas.

Mais de 1 bilhão de pessoas vivem com transtornos mentais no mundo, de acordo com dados dos relatórios “Saúde Mental Mundial Hoje” e “Atlas da Saúde Mental 2024”, produzidos pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Nesse sentido, com o tema “Paz – Equilíbrio – Saúde Mental”, a Campanha Janeiro Branco, em 2026, traz à tona a necessidade de desacelerar o ritmo de vida e cuidar da saúde mental.

A iniciativa tem como objetivo promover reflexões, práticas e políticas públicas de valorização da atenção com o bem-estar. Neste ano, a principal mensagem é a importância de lidar com as pressões do dia a dia de uma forma mais equilibrada.

Portaria Interministerial MS/MEC nº 8.995/2025, que institui a Política Nacional de Residências em Saúde (PNRS) no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), reconhece a promoção da saúde mental como eixo estratégico para a sustentabilidade dos programas e para a formação de profissionais comprometidos com a integralidade.

Saúde Mental no SUS

A Rede de Atenção Psicossocial (RAPS), parte integrante do Sistema Único de Saúde (SUS), oferece serviços de cuidado à saúde mental à população. Ao todo, são 17 diferentes pontos de atenção definidos na portaria GM/MS 3.088/2011, que estabelecem serviços e ações da atenção primária, atenção especializada e atenção hospitalar

Quem precisar de ajuda deve se dirigir à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima e buscar acompanhamento pela equipe de Saúde da Família, que poderá encaminhar para o atendimento especializado nos CAPS em caso de necessidade. Na ocorrência de surto psicótico, chamar o Samu pelo 192 para o atendimento necessário.

Sobre a campanha

“Janeiro Branco” é a maior iniciativa global dedicada à saúde mental, sendo reconhecida por legislações municipais, estaduais e federais e apoiada por instituições públicas e privadas. A campanha convida à reflexão coletiva sobre a mente como dimensão fundamental do cuidado e da vida em sociedade

A OMS define saúde mental como um estado de bem-estar vivido que permite ao indivíduo realizar suas tarefas e enfrentar os desafios da vida. E, dessa forma, os fatores que impactam esse estado mental são múltiplos, desde questões individuais, como o aspecto psicológico e emocional, a saúde física, apoio social e condições de vida. Nesse sentido, os aspectos sociais, ambientais e econômicos também são fundamentais para a manutenção da qualidade de vida e bem-estar dos indivíduos.

Fonte: Ministério da Saúde | Foto: Ilustração/freepik