Campo Grande-MS
terça-feira, 25/11/2025

Um deles é de autoria do Executivo e regulariza normas vigentes

Na sessão plenária desta terça-feira (25), três projetos foram aprovados pelos deputados da Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS), durante a Ordem do Dia. De autoria da deputada e 3ª vice-presidente da Casa de Leis, Mara Caseiro (PSDB), o Projeto de Lei 161/2025, que inclui, no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, a Festa de Santo Antônio de Pádua, padroeiro do município de Batayporã, foi aprovado em redação final e segue à sanção.

Em primeira discussão, duas propostas foram aprovadas. O Projeto de Lei 213/2025, de autoria do deputado Antonio Vaz (Republicanos), que inclui no calendário oficial de eventos de Mato Grosso do Sul, o Dia do Antigomobilista. O projeto segue para nova votação em plenário. E o Projeto de Lei 255/2025, de autoria do Poder Executivo, que promove ajustes à Lei 4.894/2016, com o intuito de regularizar situações relativas à Carreira Gestão de Medidas Socioeducativas, foi aprovado e segue para votação em segunda discussão.  

Moção de Pesar

Em nome da Casa de Leis, será enviada Moção de aos familiares e amigos do artista plástico Pedro Guilherme Garcia Gois, natural de Coxim, que faleceu na semana passada, e encontrou no peixe o símbolo maior de sua representação estética. O deputado Pedro Kemp (PT) é o autor da Moção de Pesar.

Mara Caseiro falou sobre a violência contra as mulheres

Coletivos de Mulheres

Durante a Ordem do Dia, coletivos de mulheres presentes no plenário manifestaram-se com falas sobre as vítimas do feminicídio em Mato Grosso do Sul. Assunto que já havia sido abordado em apresentação de projeto de lei apresentado pelo deputado Pedrro Kemp nesta manhã, é convite a reflexão.

Mara Caseiro ressaltou a presença de todos os coletivos de mulheres em plenário. “Agradeço aos movimentos sociais que estão hoje aqui num grito mesmo, pelo combate à violência e contra o feminicídio e no Mato Grosso do Sul e no nosso Brasil, e o barulho que elas fazem é um pedido de socorro, e ressalto que o Governo ontem apresentou medidas para conter e fazer essa rede de proteção às mulheres funcionar ainda mais e melhor em nosso Estado”, frisou a parlamentar.

Fonte: AGÊNCIA ALEMS | Por: Christiane Mesquita   Foto: Luciana Nassar