A Câmara Municipal de Campo Grande promoveu Sessão Solene em reconhecimento ao trabalho de profissionais da saúde, na noite de quarta-feira, dia 22. Os vereadores entregaram a Medalha Legislativa Irmã Silvia Vecellio aos homenageados.
O vereador Dr. Victor Rocha, presidente da Comissão Permanente de Saúde da Casa de Leis, é o proponente da Sessão Solene e autor da Resolução 1.426/25, instituindo a Medalha para homenagear profissionais que atuam na promoção, proteção, prevenção, recuperação e gestão da saúde da população. A Resolução também tem como autor o vereador Dr. Lívio.
“Todos os homenageados estão aqui pelo grande trabalho que desenvolvem”, ressaltou o vereador Dr. Victor Rocha, citando que a Medalha contempla várias categorias de profissionais a serem homenageados. Constam na Resolução, médicos, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem; profissionais da odontologia, fisioterapia, nutrição, psicologia, fonoaudiologia, farmácia, biomedicina e áreas afins; agentes comunitários de saúde, agentes de combate a endemias e demais trabalhadores de apoio; gestores, servidores e colaboradores que desempenham funções administrativas, técnicas ou operacionais indispensáveis ao funcionamento das unidades de saúde.
Dr. Victor Rocha elogiou também a Irmã Silvia Vecellio como “alguém com o sentimento mais nobre do amor, da compaixão, da fé e da esperança”, ressaltando o simbolismo desta honraria. Ele falou da importância de incluir gestores e mais profissionais da saúde na homenagem, citando que há “pessoas que se dedicam 24 horas em favor do trabalho e buscando fazer as coisas darem certo”.
Em nome dos homenageados, Carlos Augusto Melke, presidente do Hospital São Julião, destacou a gratidão à Câmara pela aprovação da lei que institui a Medalha, bem como ao vereador Dr. Victor Rocha pela proposição. “Essa homenagem é um ato de gratidão àqueles que dedicam suas vidas ao cuidado da saúde e bem-estar da população”. Ele acrescentou que todos fazem parte do mesmo propósito: “cuidar de vidas e promover dignidade humana, diante de tantos desafios”.
Para ele, a escolha do nome da “Irmã Silvia Vecellio representa o que há de mais elevado na vocação de servir, a doação incondicional, a compaixão que acolhe, a fé que sustenta e a coragem que transforma dor em esperança”. Melke falou ainda sobre a Secretaria Municipal de Saúde, que hoje ainda não tem titular definido. “Precisamos de alguém com conhecimento profundo, capacidade de gestão e sensibilidade humana para juntos oferecermos à população o que verdadeiramente merece, a melhor saúde possível pública, digna e de excelência”.
Já o secretário estadual de Saúde, Mauricio Simões Corrêa, recordou da primeira cirurgia que fez ao chegar em Campo Grande, no ano de 1993, no Hospital São Julião. Ele lembrou a responsabilidade de receber a Medalha com o nome de Irmã Silvia, citando-a como gestora, como orientadora e referência para todos que militam na área da saúde. “Com ela aprendi que não existe esforço suficiente para suprir todas as necessidades que a saúde de todo o mundo carece”. Ele citou os desafios com o custo-saúde, que não para de subir para que se ofereça saúde com tecnologia incorporada para todos.
Irmã Silvia Vecellio – Por conta de problemas de saúde, Irmã Silvia, 94 anos, não pode comparecer à solenidade na noite de ontem.
A Medalha é um reconhecimento à dedicação da Irmã Silvia Vecellio, na medicina, na reabilitação e, principalmente, na promoção da dignidade humana e inclusão social. Nascida na Itália em 1931, tornou-se missionária salesiana e chegou ao Brasil em setembro de 1959. Ela uniu esforços com voluntários para revolucionar o Asilo Colônia de São Julião, para onde eram levadas centenas de pessoas com hanseníase.
As pessoas do “antigo leprosário” enfrentavam dificuldades sem tratamento médico, comida ou dignidade. Conforme justificativa da proposta, “seu trabalho incansável resultou na Associação de Auxílio e Recuperação de Hansenianos, fundada em 1970. O projeto recuperou a estrutura física do local, ofereceu tratamento médico e dignidade aos pacientes, e trouxe a reintegração social através da educação e da “laborterapia”. O Hospital São Julião deixou de ser um “depósito de doentes” e se tornou um “Caminho de Esperança”, expandindo seus serviços para incluir um centro cirúrgico e ambulatorial, além de uma escola para a comunidade local”.
Confira abaixo a lista de homenageados:
ANA PORTELA – LUIZ AUGUSTO DE SOUZA, MATHES EMBOAVA LOPES e VITOR HUGO KUSSUMOTO
ANDRÉ SALINEIRO – CHRISTIAN FERNANDES NANTES e MARLON BAGATINI
BETO AVELAR – ALEXANDRE RAFAEL SILVA TRINDADE, AHLAN JONES FERREIRA DE OLIVEIRA VEIGA e KARINY GONÇALVES RUIZ ALVES
CARLÃO – IRID DENAMARQUE GIMENES DE ARAÚJO e PAULA FERNANDA MATTOS
CLODOILSON PIRES – HENRIQUE MARINI FERREIRA e ISMAEL ESCOBAR CAPRIATA
DR. JAMAL – ANNA CAROLINA BERROCAL BARRETO e GILMAR TREVIZAN
DR. LÍVIO – EDUARDO DE LACERDA FERREIRA e MARCOS ROGÉRIO MISTRO PICCININ
EPAMINONDAS NETO, PAPY – CARLA BERNAL e MARCIO FRANCISCO PARPINELLI
FÁBIO ROCHA – DANILO DE SOUZA VASCONCELOS e IVONI KANAAN NABHAN PELEGRINELLI
HERCULANO BORGES – LUCILENE CRISTINA SILVA BRAGA DE LIMA e LUIZ CARLOS CRISTALDO RIBEIRO
JEAN FERREIRA – ARYANE ALMEIDA SENNA DALARMI e DAYSE APARECIDA CLEMENTE
JUNIOR CORINGA – ISRAEL DE ALENCAR ASTOFE JUNIOR e KAMILA SARAVI FERRO ELY
LANDMARK – MARCELO DE ARRUDA e JOSÉ CARLOS ROSA PIRES DE SOUZA
LEINHA – ELISÂNGELA VENTURA DA CRUZ e RAQUEL MARQUES
LUIZA RIBEIRO – GABRIELA PEREIRA DA SILVA e KÁTIA ADRIANE CRUZ DOS SANTOS
MAICON NOGUEIRA – JOSIMARA PASQUALINI RIBEIRO REESE e PAULO RIBEIRO DA SILVA NETO
MARQUINHOS TRAD – CÁTIA TERESINHA DUARTE DE ALMEIDA e ELAINE SOUZA NOVELLO
NETO SANTOS – RAFAELA ALVES LIMA
PROF. JUARI – BRUNNA MARCELLA DIAS SANTANA e GEISE BARBOSA RODRIGUES
PROF. RIVERTON – JANIELE VIEIRA e LAURA LOUREIRO DE SOUZA ROSA
RAFAEL TAVARES – RODOLFO VAGNER XAUBET e ROSIMEIRE DE SOUZA
RONILÇO GUERREIRO – BRENDA VITAL DE OLIVEIRA e LUZINETE DIAS DA SILVA
SILVIO PITU – ÉRICK DOS SANTOS DE ANDRADE e LAIANI RITA DOS SANTOS VIDA
VETERINÁRIO FRANCISCO – JULIANE MIRANDA DE CARVALHO FRAIHA e RENATA HELENA RIBEIRO RODRIGUES SANCHES
WILSON LANDS – IVANETE MARTINS SILVA e LUCIANA LILIAN RODRIGUES DE OLIVEIRA
DR. VICTOR ROCHA – ADRIANA CALLES, ALESSANDRO DIAS JUNQUEIRA, AMILTON FERNANDES ALVARENGA, ANDREA DE SIQUEIRA CAMPOS LINDENBERG, CARLOS AUGUSTO MELKE, DANIELA ROCHA PIRES DE OLIVEIRA, JARY DE CARVALHO E CASTRO, JESSYKA SOUZA MENDES, JOÃO CARLOS MARCHEZAN, LIAMAR PINTO DA SILVA e RINALDO HAKME ROMANO
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal | Por: Milena Crestani | Foto: Izaías Medeiros