Campo Grande-MS
sábado, 5/07/2025

O senador Nelsinho Trad (PSD/MS), que também é médico urologista, trocou o paletó pelo jaleco para atuar diretamente em duas frentes de promoção à saúde pública em Mato Grosso do Sul. Pela manhã, participou do chamado “Dia E” (de esforços para redução de filas) no Hospital Universitário Maria Aparecida Pedrossian (Humap/UFMS) em Campo Grande. E, na hora do almoço, esteve na Chácara Betel em Jaraguari para dialogar com 60 homens da União Presbiteriana de Homens (UPH) sobre prevenção e cuidados com a saúde masculina.

Logo cedo, no hospital universitário, o senador Nelsinho integrou o lançamento do mutirão de cirurgias, exames e consultas para redução da fila do SUS e maior acesso da população a atendimentos de qualidade. Ao todo, foram realizados 169 procedimentos, sendo 20 laqueaduras. “Sou parceiro da educação, do ensino de qualidade e da nossa UFMS. Já destinamos mais de R$ 2 milhões para a instituição e, como médico, faço questão de estar ao lado de quem cuida de vidas. Hoje é um dia para servir”, afirmou.

A reitora da UFMS, Camila Ítavo, agradeceu o apoio do parlamentar, que reforçou seu compromisso com uma saúde pública mais ágil, humana e eficiente. “Cuidar também é legislar”, destacou o senador.

Já em Jaraguari, o compromisso foi com a medicina preventiva. A convite dos próprios pacientes, o senador Nelsinho Trad palestrou para integrantes da União Presbiteriana de Homens durante encontro realizado na Chácara Betel. O tema da conversa foi a saúde do homem — um assunto muitas vezes negligenciado. “Os homens vivem, em média, sete anos a menos do que as mulheres. Isso não é coincidência, é descuido. A partir dos 50 anos, o exame de toque pode salvar vidas”, alertou. 

O senador ressaltou que ainda há muito preconceito e desinformação, o que compromete o diagnóstico precoce do câncer de próstata — o segundo tipo de câncer mais frequente entre os homens no Brasil, com estimativa superior a 70 mil novos casos por ano, segundo o INCA.

Durante a palestra, o senador Nelsinho utilizou linguagem acessível e dados da sua atuação profissional para explicar sintomas, formas de prevenção e a importância da participação masculina nos cuidados com a própria saúde. “Dedicar meu sábado a incentivar redução das filas do SUS e conversar diretamente com quem precisa de informação é mais do que um dever, é uma missão. A saúde preventiva precisa ser uma prioridade de todos”, defendeu.

Fonte: Assessoria do Senador | Fotos: Natan Lobo