Campo Grande-MS
terça-feira, 1/07/2025

Em comemoração do Dia do Contabilista, a Câmara Municipal de Campo Grande promoveu, na noite de segunda-feira, dia 30, Sessão Solene de outorga da Medalha Legislativa “Olímpio Carlos Teixeira”. O evento foi proposto pelo vereador Beto Avelar. O trabalho dos contadores para garantir a saúde financeira de empresas, o equilíbrio dos recursos públicos, além da atuação junto a pessoas físicas, foi destacado na solenidade.

A Sessão Solene foi instituída pela Resolução n. 1.335/20, concedendo a honraria aos contabilistas, que no desempenho das suas funções tenham se destacado e prestado relevantes serviços à cidade de Campo Grande. O vereador Beto Avelar ressaltou que a Câmara tem buscado “abrir espaço para diálogo e valorizar quem constrói, com trabalho sério, a base do nosso desenvolvimento”.

Ele abordou ainda o trabalho desenvolvido pelos profissionais da contabilidade. “Aqueles que longe dos holofotes são essenciais para o equilíbrio e saúde financeira de pessoas, empresas e instituições. Contabilidade não é um conjunto de números e relatórios, é um alicerce que sustenta negócios, orienta decisões e garante que sonhos possam sair do papel com segurança e responsabilidade. Nós temos a oportunidade de reconhecer a dedicação dos profissionais da contabilidade, que trabalham não só pelos números, mas pelas pessoas”, disse.

Falando em nome dos homenageados, o contador Leonardo Santos de Almeida ressaltou a importância do contador, lembrando que os profissionais trabalham em escritórios, que envolvem todos âmbitos da sociedade, atuando com pessoas físicas, empresas, administração pública. “Sabemos da responsabilidade que cada vez mais aumenta em nosso dia a dia”, afirmou, agradecendo pelo reconhecimento.

Também homenageada, Márcia Hokama, secretária municipal de Fazenda de Campo Grande, ressaltou que “os contadores são os verdadeiros guardiões dos bastidores do mundo dos negócios”. Ela destacou o trabalho dos profissionais. “Com expertise e atenção aos detalhes, eles garantem que empresas mantenham suas finanças em ordem, cumpram com suas obrigações financeiras e tomem suas decisões da melhor forma possível, através dos relatórios”. Márcia Hokama abordou ainda sobre os contadores da área pública, que desenvolvem “papel fundamental na gestão dos recursos públicos, garantindo transparência, eficiência e responsabilidade na aplicação dos recursos”.

A importância da solenidade para a classe contábil foi enfatizada por Elton Dione de Souza, controlador-geral do Município. “Esse evento que reconhece a classe contábil é de suma importância para as empresas privadas, para órgãos públicos, entidades do Terceiro Setor, partidos políticos que têm as prestações de contas. É uma profissão estruturada em um conjunto de normas, princípios, ética profissional e visão estratégica”, afirmou.

Olímpio Teixeira – A Medalha entregue aos homenageados leva o nome de Olímpio Carlos Teixeira, graduado em Ciências Contábeis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), pós-graduado e mestre em Contabilidade e Controladoria. Ele foi professor de pós-graduação na área de auditoria contábil, perícia contábil e análise de balanço. Durante mais de 10 anos, atuou em São Paulo como auditor externo em grandes empresas de auditoria. Apaixonou-se por Mato Grosso do Sul, passando a atuar desde 1997 no mercado local, com a empresa Olímpio Teixeira – Auditores, Consultores e Peritos Contábeis. Também foi Secretário Municipal de Finanças de Campo Grande, Secretário de Estado para Assuntos de Privatização do Estado de Mato Grosso do Sul, além de conselheiro e vice-presidente do Conselho Regional de Contabilidade de MS. Faleceu em 2017, aos 57 anos.

A contadora Julia Teixeira, filha de Olímpio Carlos Teixeira, falou da gratidão pela homenagem. “É uma honra ter o trabalho do meu pai reconhecido, com essa Medalha. Podemos ver como ele fez diferença para Campo Grande e todo Mato Grosso do Sul”. Ela falou do amor que o pai tinha pela profissão, tanto que a inspirou a seguir na mesma área profissional, além de citar o legado de integridade. “O contabilista é essencial para o crescimento das pessoas e da sociedade em geral”, disse.

Confira abaixo a lista de homenageados: 

ANA PORTELA – TIAGO AUGUSTO AGUERO MEDEIROS e GISLEINE SANTI PEDROSO
CARLÃO – DANIEL RODRIGUES DE ARAÚJO e ROSALVABARRETO DE SOUZA MATTAS
DELEI PINHEIRO – VALMIR DOS SANTOS
DR. JAMAL – JEALESON DAVI GOMES TEIXEIRA DA SILVA e ANA CAROLINA MOURA MARZOLLA
FÁBIO ROCHA – ELIERSON DE SOUSA MENEZES e ELAYNE NOGUEIRA DE SOUZA SANTOS
FLÁVIO CABO ALMI – MARIA GORETE LUPATO e EVERSON DE LIMA SILVA
HERCULANO BORGES – ERICO MENDONÇA e JOSÉ MATEUS BORGES (in memoriam)
JUNIOR CORINGA – SILMAR DE OLIVEIRA AMARAL
LANDMARK – IASMIN CRISTINA LUCAS DE OLIVEIRA CRISTALDO e VAGNER APARECIDO FLORENTINO
LEINHA – GABRIELA RIBEIRO RODRIGUES e RENATO WEYBER DOS SANTOS PAIVA
LUIZA RIBEIRO – OSMAR BENEVIDES MARTINS e ESTEVÃO ROCHA DOS SANTOS
MAICON NOGUEIRA – VALDEMIR LIMA CARMELIO e OZAIR DOS SANTOS BARBOSA
MARQUINHOS TRAD – SERIBERTO HENRIQUE DE ALMEIDA
NETO SANTOS – LUIZ HENRIQUE DE SOUZA e RONISON GALVÃO DA SILVA SARAIVA
OTÁVIO TRAD – SANDRA VESPERO SILVA MADEIRA
PROF. JUARI – ROSANGELA RAMOS NASCIMENTO MARTINI e JUSCELINO HOMEM DE CARVALHO
RONILÇO GUERREIRO – RENE TIAGO DE ALMEIDA e JOSIE LIMA PERES
WILSON LANDS – EDINÉIA DA SILVA RIBEIRO e GILEIDE DE ARAÚJO MOURA DA SILVA
BETO AVELAR – ARLEY DE QUEIROZ SANDIM e ÁLLEX GLAYD TEIXEIRA SILVA
MESA DIRETORA – MÁRCIA HELENA HOKAMA, RICARDO DE BARROS CARNEIRO e LEONARDO SANTOS DE ALMEIDA

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal | Por: Milena Crestani | Fotos Izaias Medeiros