Médicos foram homenageados pelos vereadores de Campo Grande em Sessão Solene na noite de segunda-feira, dia 24, na Câmara Municipal. Na Solenidade, os profissionais homenageados receberam a Medalha Legislativa Dr. William Maksoud. A missão de salvar vidas e os cuidados com os pacientes foram ressaltados.
O evento foi proposto pelo vereador Dr. Jamal e instituído pela Resolução n 1.221/16, como forma de reconhecimento aos médicos e médicas que se dedicam aos cuidados com a saúde da população de Campo Grande.
O vereador Dr. Jamal, vice-presidente da Comissão Permanente de Saúde, ressaltou que a homenagem simboliza compromisso, entrega e a nobre missão de salvar vidas. “Hoje celebramos cada profissional que veste o jaleco com coragem, ética e humanidade, enfrentando desafios diários para promover saúde e esperança à nossa população”, afirmou. Ele ressaltou ainda o nome de William Maksoud, que carrega legado de excelência e dedicação à medicina. “Um profissional que marcou a história por sua competência, amor pela profissão e seu compromisso pelo cuidado ao próximo”, ressaltou. O vereador agradeceu ainda o trabalho prestado por cada um dos profissionais.
Em nome dos homenageados, o médico Gabriel Martin Lauar ressaltou a honra de receber essa honraria, com o nome de William Maksoud, considerado uma referência na Medicina de Campo Grande. “Quero destacar também a importância dessa Casa centenária, a Casa do Povo, que tem função importante de cobrar e fiscalizar, que garante ao paciente mais pobre que tenha acesso à saúde no Município. Fico feliz que os vereadores, além de fiscalizarem, também estendem a mão aos médicos que se destacaram em suas funções”. Ele enfatizou ainda que a solenidade busca resgatar os valores da Medicina e homenageia os profissionais que batalham diariamente pelos seus pacientes, numa luta invisível.
Ronaldo de Souza Costa, superintendente do Ministério da Saúde em Mato Grosso do Sul, afirmou que a categoria precisa ser homenageada porque a Medicina é uma construção permanente, em que o médico se dedica e se entrega pelo seu paciente. “O Ministério da Saúde se faz presente nesta homenagem, para se colocar na parceria que existe há muito tempo na construção coletiva da saúde, no pensamento da reforma sanitária, na construção do SUS”, afirmou o superintendente, ressaltando que os médicos são parceiros nas políticas que tem como objetivo primordial o paciente.
O deputado estadual Pedro Kemp também enfatizou a importância da sessão “para homenagear médicos que se dedicam todos os dias para salvar vidas e promover a saúde da nossa população”. Ele ressaltou o respeito à profissão. “Vocês têm muitos motivos para serem homenageados, muitos méritos para serem reconhecidos”, disse.
Homenagem – A Medalha leva o nome de William Maksoud, médico bastante conhecido em Campo Grande, que faleceu em 1986. Ele trabalhou como clínico-geral anestesista e depois como ginecologista e obstetra, na prefeitura de Campo Grande. Em 1956, foi instalado o SAMDU, onde Dr. William trabalhou. Ao longo do seu trabalho tornou-se diretor do principal serviço ambulatorial de urgência da cidade. Trabalhou também na Maternidade da Cândido Mariano. Ele também foi vereador da Capital e presidiu a Câmara Municipal;
Representando os familiares, a médica Liliam Maksoud, ressaltou que a família recebeu com muito orgulho a homenagem ao seu pai, Dr William Maksoud, através da Câmara Municipal, ainda em 2016. Ele recordou que seu pai chegou a Campo Grande ainda em 1948, trabalhou no Samdu, semelhante ao atual Samu, que ficava na Avenida Afonso Pena. “Atendia emergência, anestesia, parto, cirurgia e tudo que era procurado”, recorda. Em 1970, o Conselho Federal de Medicina exigiu que os médicos optassem por especializações e William Maksoud procurou a Ginecologia e Obstetrícia, atrelada à sua origem na Medicina.
“Nossa profissão é a mais nobre, a gente lida com a coisa mais importante do ser humano, que é a sua vida”, afirmou Liliam Maksoud. Hoje, na família, sete netos de William Maksoud seguiram a Medicina.
Confira abaixo a relação de homenageados:
ANA PORTELA – CESAR GIOVANI CONTE e FERNANDA GIUNCANSE
ANDRÉ SALINEIRO – MARIANE CARRIEL HONÓRIO e FELIPE INÁCIO FERREIRA DA SILVA
BETO AVELAR – LAIRA CARNEIRO PAES DE BARROS e FABIANO SANCHES LIMA
CARLOS AUGUSTO BORGES, CARLÃO – SILVIO LUÍS DA SILVEIRA LEMOS e EDUARDO PIZZO D’ ÁVILA
CLODOILSON PIRES – FERNANDA RAYLLER PEREIRA SILVA, MARCELO MATOS BEZERRA e MARCEL MARQUES PERES
DELEI PINHEIRO – THIAGO NOGUEIRA SANTOS e ANGELA MIYUKI SHIMABUKURO
DR. VICTOR ROCHA – SILVANA MENDONÇA DEMEIS e MARCIO HENRIQUE NARCIZO DA SILVA
EPAMINONDAS NETO, PAPY – DOLORES LUIZ, ELISEU WILLIANS KRAJEWSKI ALBUQUERQUE e FLÁVIO GONÇALVES FARIA
FÁBIO ROCHA – EVERTON LUCAS FLORES DE OLIVEIRA e VITOR HUGO LEITE DE OLIVEIRA RODRIGUES
HERCULANO BORGES – ADALBERTO ARÃO FILHO e HENRIQUE COSTA GASPARINI
JEAN FERREIRA – DHANYLO DENER FERREIRA e ISABELA KEMP CHACAROSQUE GONÇALVES
JUNIOR CORINGA – RENZO RUBIM RODRIGUES e GABRIELA FREITAS SORRILHA
LANDMARK – RENATO OLIVEIRA GARCEZ e SILVIA NAOMI DE OLIVEIRA
LEINHA – HELDER ROBERTO ARCO e ORIVALDO GAZOTO JUNIOR
LUIZA RIBEIRO – NAZIRA SCAFFI e GIULIA RITA BARBOSA SCORSIN
MAICON NOGUEIRA – JONATHAS PIRES CANELA DA SILVA e FÁBIO MOLINARI
MARQUINHOS TRAD – JESSYCA LUIZA ARGERIN MULLER e CLEBERSON DIAS LIMA
OTÁVIO TRAD – PRISCILLA ESTEVES PASSOS e DANIELA KASSAR MORETZSOHN NACER
PROF. JUARI – MARIA LETICIA DO CARMO NANTES e RENATA RODRIGUES FERRO
PROF. RIVERTON – DÉBORA TOBALDINI RUSSO DORETO e WALTER TORRES FERRARI
RAFAEL TAVARES – REIBY CAETANO MUSTAFÁ e VITOR MOREIRA CAMILO DA SILVA
RONILÇO GUERREIRO – LUIZ ALEXANDRE LANI e CLAUDNEI MENEZES DE REZENDE
SILVIO PITU – DANIEL PIRES BENITEZ e BRUNA FRANCO CANDIA
VET. FRANCISCO – FÁBIO VINICIUS BENEVENUTO FELTRIM e JEAN KARLO OVANDO FRAIHA
DR. JAMAL – NATHALIA MANZANO GONÇALVES DE SOUZA, THAIS WOLFF DOS SANTOS LAUAR, GABRIEL MARTIN LAUAR, JOÃO ALEXANDRE QUEIROZ JUVENIZ e PAULA RICCIO BARBOSA
Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal | Por; Milena Crestani | Foto: Izaias Medeiros










