Campo Grande-MS
domingo, 31/08/2025

A Câmara Municipal de Campo Grande promoveu Sessão Solene de Outorga da Medalha do Mérito da Juventude “Fábio Cunha”, na noite de sexta-feira, dia 29.  A honraria foi entregue a pessoas e entidades que prestaram relevantes serviços voltados à juventude campo-grandense. A valorização das políticas voltadas aos jovens na atual Legislatura foi enfatizada no evento.

A Sessão Solene desta sexta-feira foi proposta pelo vereador Maicon Nogueira, presidente da Comissão Permanente da Juventude da Casa de Leis. A Solenidade foi instituída pela Resolução n. 1.375/2023. O Plenário Oliva Enciso ficou lotado para acompanhar o reconhecimento.

O vereador Maicon Nogueira ressaltou que essa é a Legislatura que mais aprovou projetos de políticas para a juventude. “Foram mais de 20 projetos de lei aprovados pelos vereadores em seis meses com impacto positivo na juventude”, afirmou o vereador, lembrando que muitos jovens ainda desconhecem seus direitos e garantias regulamentados. “O jovem pode e deve estar dentro da política, liderar grêmios, movimentos nas igrejas, por isso a importância de homenagear cada um que presta serviço aos jovens”. Ele abordou uma série de temáticas que precisam ser reforçadas: a falsa ilusão das telas, a necessidade de valorizar pai e mãe, o problema do consumismo exagerado, a necessidade de educação financeira nas escolas. “É preciso dar educação tecnológica, estimular esse jovem a ser empreendedor, termos políticas que privilegiem a autonomia na vida dos jovens”, disse.

A Solenidade foi secretariada pelo vereador Neto Santos, que recordou sua trajetória no Força Jovem Universal, “de onde sai e mudou a história da minha vida”. Na sessão, o pastor Hudson Marlon Custódio, que lidera a FJU no Estado, foi homenageado. O vereador ressaltou a importância dos jovens em todos os espaços da sociedade. “Tem uma frase que quero destacar: se você pode sonhar, pode realizar. Não existe sonho que não pode ser realizado, a partir do momento em que colocarmos dentro de nós que somos capazes”, disse, enfatizando que a juventude representa o presente, construindo o futuro.

Em nome dos homenageados, Jhenyfer Delmondes Dias Gonçalves, presidente do Instituto Gerando Líderes, falou do trabalho do grupo “que nasceu de sonhos e coragem de pessoas que acreditaram em nós, dedicando tempo, conhecimento e esforço para o projeto ser realidade”. Ela destacou que a homenagem pertence a todos que tiveram coragem de colocar em prática esse propósito, além de fazer um agradecimento ao vereador Maicon Nogueira. “Que nessa noite cada jovem saia daqui acreditando ainda mais no seu potencial”, acrescentou Jhenyfer.

O secretário estadual de Educação, Hélio Queiroz Daher, destacou o desafio e meta do Governo em trabalhar todas as juventudes, sem deixar ninguém para trás. “Nosso trabalho é focado em todos”, ressaltou, lembrando que há jovens nas ruas, em abrigos, na fronteira nas mãos do crime organizado, quilombolas, indígenas, nas escolas ou igrejas.

O secretário-executivo da Juventude, Paulo Lands, enfatizou que a Secretaria também deve ser a Casa do Povo, como a Câmara Municipal.  “Se população não fizer parte, não tem por que os órgãos públicos estarem de portas abertas”, disse. Ele lembrou ainda da Cidade da Juventude, que será realizada em novembro. Ainda, salientou a importância de os jovens acreditarem em seus sonhos e falou do papel da educação para conquistá-los.

Fábio Cunha – A denominação da Medalha é uma homenagem a Fábio Cunha dos Santos, conhecido como Fábio Cunha, que faleceu no dia 22 de janeiro de 2023, vítima de câncer no intestino. Fábio faleceu de forma precoce no hospital, após ficar mais de três meses internado. Foi servidor público municipal de Campo Grande, atuando na Secretária Municipal de Cultura, além disso atuou por duas décadas como mobilizador e ativista do movimento da juventude. Fundou, junto de outros conselheiros, no ano de 2008, o Conselho Municipal da Juventude de Campo Grande, onde se dedicou ativamente até seus últimos dias de vida.

Em um discurso emocionado, William Zandona, presidente do Conselho Municipal da Juventude, lembrou da trajetória de Fábio Cunha, que sempre representou o poder público no Conselho. “Era uma pessoa apaziguadora, um dos grandes atores da política pública de juventude”. Ele recordou ainda das várias ações promovidas por Fábio Cunha no Instituto Mirim,  como a Semana da Juventude e conferências.

Marli da Cunha dos Santos, mãe do Fábio Cunha, esteve presente na Solenidade e também foi homenageada. “Hoje estamos reconhecendo o legado que Fábio nos ajudou a construir”, afirmou o vereador Maicon Nogueira.

Confira abaixo a relação dos vereadores e seus homenageados:

ANA PORTELA – JULIANE SERPA MARCONDES, JULIO CESAR COSTA LIMA e VITÓRIA FAVERÃO JUNQUEIRA DE ANDRADE
ANDRÉ SALINEIRO – ANTONIO VINICIUS RODRIGUES ARAUJO, JAQUELINE ALVES GARCIA, PATRICK OLIVEIRA DA SILVA e OROZIMBO DE PAULA JUNIOR
CARLÃO – FÁBIO DA ROCHA E SILVA PEREIRA e ISABELA DE PAULA NANTES
CLODOILSON PIRES – BRANDON PEDROSA BAMBIL e LEONARDO ALCARÁ CASTELO
DR. LÍVIO – ELIEZER RODRIGUES MARQUES e RONEY LESCANO VASQUES
EPAMINONDAS NETO (PAPY) – NIKYTHELMS CRISTOFFER GUESSO, THAYAN GABRIEL DOS SANTOS ROSA e LUCAS DE PAULA CAMARGO
FÁBIO ROCHA – CRIS ROBERT DE OLIVEIRA e MILTON CÉSAR DA SILVA KRUKI
FLÁVIO CABO ALMI – MICHAEL VILA NOVA DA SILVA e PAULO ROBERTO BARRETO DE SOUZA
HERCULANO BORGES – DANIELE DE OLIVEIRA GOMES RIBEIRO e ELIAS GOMES DE MORAES FILHO
JEAN FERREIRA – OLÍVIA FERNANDES GONÇALVES FILGUEIRAS e LARISSA COSTA ESCOBAR
JUNIOR CORINGA – LEONARDO BRAGA OLIVEIRA e VITOR MOREIRA DA SILVA
LANDMARK – DANIELA AMANDA FEITOSA PEREIRA e NICOLE SILVA FUNES
LUIZA RIBEIRO – LUIZA MARINHO GROSSI DE ARAÚJO e MARCOS VINÍCIUS ALVES DOS SANTOS
MARQUINHOS TRAD – JESSYE ANE DE SOUZA LIMA e MAYKON FABRICIO VILALBA COENE
NETO SANTOS – HUDSON MARLON CUSTÓDIO e LEONARDO DE OLIVEIRA REGGIANI
OTÁVIO TRAD – JÚLIO DE PAULA e THAISA CARVALHO VOLPE BALBINOTI
PROF. JUARI – ALAN DAS NEVES JUNIOR e JOÃO PEDRO BLOS TRINDADE
PROF. RIVERTON – HENRIQUE LEONARDO POLESKI e WILLIAN MACIEL OLIVEIRA
RONILÇO GUERREIRO – PASTORAL JUVENIL DA ARQUIDIOCESE DE CAMPO GRANDE e WELLINGTON GONÇALVES VAZ LINHARES
SILVIO PITU – LUCAS NOBREGA BARBOSA e FILIPE BARBOSA BERNAL
WILSON LANDS – JHONNY CRISTALDO DE OLIVEIRA, PAULO CESAR LANDS FILHO, THIAGO VINICIUS DE FLEITAS NASCIMENTO e LOISA NASCIMENTO LOPEZ HIGA
MAICON NOGUEIRA – CRISTIANO LUIZ CAMPO MENDES, HELIO QUEIROZ DAHER, JHENYFER DELMONDES DIAS GONÇALVES, NELSON TRAD FILHO, JACSON FREITAS e PADRE LINNIKER MATHEUS MAGALHÃES DOS SANTOS
MESA DIRETORA – JESSÉ FRAGOSO DA CRUZ, LAURA MARINA FERREIRA SOUSA DE MIRANDA, MARINALVA JOSÉ DOS SANTOS e PATRÍCIA SARAIVA DE MORAES

Fonte: Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal | Por: Milena Crestani | Foto: Izaías Medeiros