Campo Grande-MS
quarta-feira, 20/08/2025

Campo Grande virou nesta quarta-feira (20) o centro das atenções da política nacional ao sediar o Elas Governam, encontro que pela primeira vez saiu de Brasília e trouxe para a Capital sul-mato-grossense mais de 100 gestoras de todo o Brasil. Prefeitas, vice-prefeitas e secretárias discutiram durante todo o dia, temas que vão muito além do social: orçamento público, equilíbrio fiscal, justiça climática e empreendedorismo feminino.

A cidade, que aos 126 anos é governada pela primeira vez por uma prefeita e uma vice-prefeita, recebeu lideranças de diferentes regiões do país para debater como tornar a gestão pública mais inclusiva e eficiente.

Anfitriã do encontro, a prefeita Adriane Lopes destacou o duplo ineditismo da agenda. É um evento que nunca aconteceu em outro lugar, reunindo as prefeitas de todo o país fora de Brasília, e Campo Grande foi a cidade escolhida para sediar esse debate. Além disso, pela primeira vez o foco está em orçamento e finanças, mostrando que nós, prefeitas, também temos muito a contribuir nas decisões estratégicas que definem o futuro das nossas cidades, afirmou.

Mulheres no centro das decisões

O encontro foi organizado pela Comissão das Prefeitas e Frente Nacional de Prefeitos (FNP) em parceria com a Prefeitura de Campo Grande, com apoio do Sebrae-MS, Associação Brasileira das Secretarias de Finanças das Capitais (Abrasf) e Assomasul. Segundo as entidades, o objetivo é descentralizar e ampliar o protagonismo das mulheres em um campo ainda dominado por homens: o das finanças públicas.

Desafios e soluções compartilhadas

Ao longo do dia, as participantes compartilharam cases de sucesso, políticas de incentivo ao empreendedorismo feminino e estratégias para gestão de recursos voltados à inclusão social. Adriane Lopes afirmou também que esse intercâmbio de experiências permite que as gestoras saiam mais preparadas para enfrentar os desafios de suas administrações.

O encontro também foi marcado pelos depoimentos das próprias gestoras, que destacaram a importância de momentos como este para fortalecer a liderança feminina na política e compartilhar experiências entre cidades e estados.

O Elas Governam integra a agenda da Comissão Permanente de Prefeitas da FNP, criada em 2023 para fortalecer a governança feminina, ampliar a troca de experiências e estimular políticas públicas inclusivas. Atualmente, apenas 13% dos municípios brasileiros são governados por mulheres. Entre as capitais, Campo Grande e Aracaju se destacam como as únicas administradas por prefeitas, reforçando a simbologia de a cidade sediar um evento nacional voltado à gestão fiscal sob liderança feminina.

Fonte e Foto: CG Notícias