A inclusão do Fesmorena (Festival Estudantil de Música Autoral de Mato Grosso do Sul) no Calendário Oficial de Eventos do Município de Campo Grande foi aprovada pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande, na sessão ordinária de quinta-feira, 09 de outubro. A proposta é do vereador Landmark. Na Tribuna da Casa de Leis, o produtor Daniel Escrivano falou sobre a importância do Festival para a cultura e educação dos jovens.
O publicitário e produtor de eventos Daniel Escrivano ressaltou que o Fesmorena nasceu em Campo Grande, conhecida também como Cidade Morena, e foi “pensado para celebrar a identidade da Capital que nos inspira”. Ele recordou que na quarta edição foi formalizada parceria com a TV Morena e o Festival passou a ter expressão maior em todo Estado.
“Hoje, o Fesmorena é mais que música, é espaço de formação, inclusão e cidadania. É a maior vitrine da música autoral estudantil”, concluiu. Daniel Escrivano acrescentou que a proposta do vereador em incluir o Festival no calendário do Município reforça o compromisso com educação, juventude e com a cidade. “O Projeto transforma o Fesmorena em verdadeiro patrimônio cultural e de educação em Campo Grande”, ressaltando o papel de inclusão para os jovens.
A ideia é levar o Fesmorena para as escolas de Campo Grande, como uma política pública que vai ampliar oportunidades aos estudantes. “A transformação social parte também da cultura”, disse o produtor. Durante a sessão, foi exibido um vídeo com depoimentos de músicos, compositores, produtores, políticos, lideranças da área cultural e estudantes apoiando e destacando a importância do Festival.
O vereador Landmark, autor do Projeto de Lei 12.092/25 que institui o Fesmorena no calendário oficial do Município, enfatizou a importância deste reconhecimento feito pela Câmara com a aprovação da lei. Ele ressaltou que o projeto tem participação dos organizadores da Fesmorena, de muitos artistas, produtores e escolas municipais. “Reforçamos nosso compromisso com a cultura e dando ainda mais visibilidade com essa lei para o Fesmorena, que entrou no coração e na alma do sul-mato-grossense”.
O Fesmorena é um concurso cultural gratuito, voltado a estudantes de 7 a 17 anos regularmente matriculados em escolas públicas ou privadas de Mato Grosso do Sul, com a finalidade de promover a criação musical autoral, incentivar a expressão artística e valorizar a identidade cultural sul-mato-grossense. O Festival ocorre todos os anos no mês de dezembro e está na 10ª edição.
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal | Foto: Milena Crestani | Foto: Izaías Medeiros