terça-feira, 27/02/2024

Pedrossian Neto apresenta projeto que permitirá acordos de cooperação entre MS e Chile

Pedrossian Neto apresenta projeto que permitirá acordos de cooperação entre MS e Chile

O deputado estadual Pedrossian Neto (PSD) apresentou projeto de lei para declarar Tarapacá, no Chile, estado irmão de Mato Grosso do Sul. Na semana passada, o governador da região chilena José Miguel Carvajal Gallardo veio a Campo Grande para uma reunião com o governador Eduardo Riedel (PSDB), com o objetivo de oficializar a criação de um escritório estratégico na Capital.

Presente no encontro, o deputado Pedrossian Neto agora apresenta proposição que pode permitir acordos, intercâmbios e convênios de cooperação, nas áreas política, socioeconômica, empresarial e turística.

“As relações entre o Brasil, especificamente o Estado de Mato Grosso do Sul com o Chile envolve a Região de Tarapacá, a qual se divide em duas províncias: El Tamarugal e Iquique, em razão de intenções recíprocas de estreitar relações comerciais entre a Região de Tarapacá no Chile e o Estado de Mato Grosso do Sul, fazendo do Porto de Iquique uma porta de saída dos produtos locais para o mercado asiático, pela Rota Bioceânica”, traz um ponto do projeto apresentado nesta terça-feira (11).