quarta-feira, 21/02/2024

ALEMS tem representante no Comitê Estadual de Combate às Arboviroses

ALEMS tem representante no Comitê Estadual de Combate às Arboviroses

Foi publicado no Diário Oficial desta quinta-feira (29), o , que designa os representantes dos órgãos, entidades e instituições para exercer a função de membros do Comitê Estadual de Combate às Arboviroses, para mandato até 31 de dezembro de 2026. A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS) designou o deputado Lucas de Lima (PDT) como membro titular.

As arboviroses são as doenças causadas pelos chamados arbovírus, que incluem o vírus da dengue, zika vírus, febre chikungunya e febre amarela. O Comitê irá auxiliar na definição de políticas públicas de combate e controle dos vetores transmissores, acompanhando os planos, os projetos e os programas voltados à promoção das ações e dos serviços de prevenção e de tratamento e de recuperação da saúde.

A comissão poderá sugerir aos gestores estaduais e municipais as diretrizes a serem observadas na elaboração de um plano de combate e de controle aos vetores transmissores das arboviroses. Também deverá implementar ações educativas, sobretudo, contra o vetor Aedes Aegypti, nas escolas, creches, unidades básicas de saúde, unidades militares, estabelecimentos de saúde, igrejas, cemitérios, indústrias, frigoríficos, entre outros.