Campo Grande-MS
segunda-feira, 20/10/2025

Segundo o comitê da organização, a premiação foi concedida pelo “trabalho incansável na promoção dos direitos democráticos” no país.

Maria Corina, uma engenheira industrial de 58 anos que vive escondida, foi impedida em 2024 pela justiça venezuelana de concorrer à presidência e, assim, desafiar o presidente Nicolás Maduro, que está no poder desde 2013.

Ela então se dedicou à campanha para seu substituto, o ex-embaixador Gonzalez, atraindo multidões que às vezes chegavam a milhares de pessoas em atos na Venezuela, de acordo com participantes e imagens capturadas pela mídia.

Mas vários membros do círculo íntimo de Maria Corina enfrentaram prisão, incluindo seu chefe de segurança na época da campanha, e seis membros de sua equipe se refugiaram na embaixada da Argentina depois que promotores emitiram mandados de prisão.

A organização afirmou durante o anúncio que Maria Corina Machado ajudou a “manter a chama da democracia acesa em meio a uma escuridão crescente”.

O Prêmio Nobel da Paz, avaliado em 11 milhões de coroas suecas, ou cerca de US$ 1,2 milhão, é entregue em Oslo em 10 de dezembro, aniversário da morte do industrial sueco Alfred Nobel, que fundou a premiação em seu testamento de 1895.

Fonte: CNN Brasil | Foto: Getty Images