Tendo por justificativa o atraso no pagamento do pessoal, por alguns meses, subleva-se, em 29 de janeiro de 1919, o 13° Regimento de Infantaria do Exército, em Corumbá. Valendo-se do apoio da força policial, o comandante restabeleceu a ordem no quartel. O fato foi destacado pelo presidente do Estado, dom Aquino Correa, em sua mensagem anual à Assembleia Legislativa, consoante nota dirigida pelo comando da Circunscrição Miilitar ao chefe do executivo estadual:
“Avisado às 11 horas de 29, dum movimento sedicioso, dirigi-me ao quartel e de caminho mandei meu assistente comunicar o fato ao comandante do 2° Batalhão Policial, solicitando-lhe o apoio de que viesse a necessitar. Com inexcedível boa vontade encontrei moral e material apoio, o que muito o enaltece, e me animou ao restabelecimento da ordem e da disciplina naquela unidade do Exército. Recomendo-vos meus vivos louvores ao senhor comandante, oficiais e praças dessa unidade da Força sob vosso digno comando, com sinceros agradecimentos. – Cordiais saudações. (A) Tenente Coronel Heliodoro Miranda”.
FONTE: Presidente D. Aquino Correa, Mensagem à Assembleia Legislativa, 1919.

A LEI DO 44 ESTÁ DE VOLTA! Está de volta às plataformas o livro do jornalista Sergio Cruz, “Sangue no Oeste, a lei do 44”, trabalho de pesquisa com episódios de violência que marcaram nossa História. A morte do prefeito Ari Coelho, de Campo Grande, da prefeita Dorcelina Folador, de Mundo Novo, o sequestro do Ludinho, a pandemia de gripe espanhola, em Campo Grande e outras notícias, que aos poucos vão sendo esquecidas. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar.









