Campo Grande-MS
domingo, 8/02/2026

Pesquisa do jornalista Sergio Cruz da ASL e do IHGMS


Foto preta e branca de pessoas na frente de um caminhão

O conteúdo gerado por IA pode estar incorreto.


Em entrevista ao Diário de S. Paulo e outros jornais paulistas, em 8 de fevereiro de 1934, o general Rondon manifesta-se contra a ideia separatista, apontando as seguintes razões:

a) o movimento secessionista só é amparado pelos filhos de outros Estados, que não votam verdadeiro amor a Mato Grosso; b) o Norte do Estado é o mais próspero e não tem interesse em retardar o progresso do Sul; c) O Sul não tem elementos para se constituir em Estado da Federação, não possui recursos econômicos suficientes, estando ainda em fase pastoril; d) os divisionistas não estão apoiados em razões de ordem moral ou material”.

Os divisionistas responderam ao general através de um folheto de março seguinte, datado de Maracaju. 


FONTE: J. Barbosa Rodrigues, História de Mato Grosso do Sul, Editora do Escritor, S.Paulo, 1985, pagina 146.

A LEI DO 44 ESTÁ DE VOLTA!

Está de volta às plataformas o livro do jornalista Sergio Cruz, “Sangue no Oeste, a lei do 44”, trabalho de pesquisa com episódios de violência que marcaram nossa História. A morte do prefeito Ari Coelho, de Campo Grande, da prefeita Dorcelina Folador, de Mundo Novo, o sequestro do Ludinho, a pandemia de gripe espanhola, em Campo Grande e outras notícias, que aos poucos vão sendo esquecidas. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar.