Campo Grande-MS
sexta-feira, 17/10/2025

Pesquisa do jornalista Sergio Cruz, da ASL e do IHGMS

Oficialmente encerrada a revolução constitucionalista, com a rendição de São Paulo, as tropas governistas que combateram os rebeldes do Sul de Mato Grosso em Alencastro, Paranaíba, Santa Quitéria e Sucuriu, sem resistência, ocupam Três Lagoas, em  5 de outubro de 1932:


Na manhã de 5 de outubro o tenente-coronel Flávio do Nascimento, após parlamentar com o comando revolucionário na cidade de Três Lagoas, transferiu seu QG para essa cidade. Em boletim especial expediu ordens aos comandantes do 21º BC, contingente da PM e patriotas no sentido de arrecadarem e recolherem ao material bélico do QG toda munição de guerra em poder dos soldados. Nesse dia à noite as tropas rebeldes evacuaram a cidade, embarcando em trem especial para Campo Grande.

FONTE: Lindolpho Emiliano dos Passos, Goiás de Ontem, Memórias Militares e Políticas, edição do autor, Goiânia, 1987, página 112.

UMA HISTÓRIA DA DIVISÃO! O que vc precisa saber sobre a criação do Estado, está no livro “História da Fundação de Mato Grosso do Sul”, do jornalista Sérgio Cruz. Das primeiras cogitações, no século XIX à sanção da lei complementar 31/77, pelo presidente Ernesto Geisel. Se é isso que vc quer saber não deixe de ler. CLIQUE AQUI e compre seu exemplar.

DURANTE E I BIENAL DO LIVRO, QUE VAI ATÉ 12 DE OUTUBRO, VC PODE COMPRAR O SEU EXEMPLAR NO STAND DA ACADEMIA SUL-MATO-GROSSENSE DE LETRAS, NO RUBENS GIL DE CAMILO.