Campo Grande-MS
quarta-feira, 5/11/2025

Pesquisa do jornalista Sergio Cruz, da ASL e do IHGMS

Sob o título “Extinto o banditismo em Mato Grosso”, o Correio da Manhã, do Rio de Janeiro, da conta a derrota do surto de violência na região Sul do Estado, avassalado pela ação dos grupos dos Baianinhos e outros bandidos:

Foi em setembro do ano passado, que irrompeu na região sul de Mato Grosso, novo surto de banditismo, produto do grupo dos Baianinhos, de negras tradições de crueldade. Foi, então, iniciada, pelo Estado, violenta campanha, cuja chefia foi confiada ao tenente-coronel Manuel Ferreira da Silva, que acaba de regressar a esta capital, afim de prestar contas de sua ação contra os bandoleirros. Além do grupo dos Baianinhos, que se subdividiu em dois, formaram-se mais dois bandos, compostos da fina flor dos criminosos locais, num total de quinze. Grupos menores de três indivíduos, juntaram-se para roubar gado e dinheiro nas fazendas de Campo Grande, Aquidauana e Paranaiba. Dessa forma mais de 100 cabeças de gado e mais de 130.000 cruzeiros foram roubrados, mas tanto as reses como o dinheiro foram já restituídos aos seus respectivos donos. Entre os indivíduos presos encontra-se Nicanor Mesquita, que havia mais de 15 anos roubava e assaltava impunemente em Campo Grande e cercanias. Aliás, o tenente-coronel Manuel Pereira da Silva iniciou também combate contra numerosos criminosos impunes, sem processo, que andavam livres, inteiramente à vontade, assim como contra exploradores de jogos proibidos.

O surpreendente do resultado da campanha, entretanto, foi uma descoberta feita pela polícia. A autoridade apurou que alguns fazendeiros da região, ou por simpatia aos chefes dos bandoleiros ou para aproveitá-los como instrumentos de vingança contra seus desafetos e inimigos, auxiliavam os bandidos, dando-lhes abrigo, facilidades de transporte, armas e até dinheiro. Alguns desses fazendeiros já estão presos, outros serão responsabilizados durante o processo a que estão respondendo.

FONTE: Correio da Manhã, RJ, 05/11/1944


O MARAGATO GANHA MS! Do jornalista Sergio Cruz “As duas guerras de Bento Xavier, o maragato” é o livro de história mais vendido em Mato Grosso do Sul. O trabalho descreve a saga do povo gaúcho no Estado, sua importância na economia e influência na política. Para comprar o seu exemplar CLIQUE AQUI. Boa leitura!