Pesquisa do jornalista Sergio Cruz, da ASL e do IHGMS
Foi inaugurado em Campo Grande, em 31 de outubro de 1943, o Educandário Getúlio Vargas, destinado aos filhos de portadores de hanseníase, como suporte na área de manutenção e ensino, ao sanatório São Julião, inaugurado em 1941 pelo presidente Getúlio Vargas. O assunto foi notícia na imprensa nacional:
CAMPO GRANDE, 3 (Asapress) – Foi solenemente inaugurado o “Educandário Getúlio Vargas”, construído pela Sociedade de Assistência aos Lázaros e Defesa Contra a Lepra. Destina-se esse estabelecimento a recolher, manter e educar os filhos dos leprosos. Com uma capacidade de 200 leitos, nele serão abrigadas as crianças de até 18 anos. A sua construção foi iniciada em 1940, após uma campanha que rendeu 531.000,00 cruzeiros. A construção custou um milhão de cruzeiros, tendo o governo federal contribuído com o restante. Foram inaugurados os retratos do presidente da República, do ministro da Educação e do interventor Júlio Müller.
A solenidade contou com a presença da sra. Eunice Weaver, presidente da sociedade, provedora da obra inaugurada.
FONTE: jornal A Manhã (RJ), 4 de novembro de 1943.

O MARAGATO GANHA MS! O livro do jornalista Sergio Cruz “As duas guerras de Bento Xavier, o maragato” é o livro de história mais vendido em Mato Grosso do Sul. O livro descreve a saga do povo gaúcho no Estado, sua importância na economia e influência na política. Para comprar o seu exemplar CLIQUE AQUI. Boa leitura!
 
				

 
											






