Campo Grande-MS
sábado, 27/09/2025

Pesquisa do jornalista Sergio Cruz, da ASL e do IHGMS



Faleceu aos 53 anos em Belém, Paraguai, em 27 de setembro de 1915, o gaúcho Bento Xavier da Silva. Natural de Santana do Livramento, chegou ao Sul de Mato Grosso no final do século XIX, como refugiado da revolução federalista na qual lutou no exército maragato de Gumercindo Saraiva, derrotado pelos picapaus de Júlio de Castilho. Em Bela Vista dedicou-se à pecuária, ingressando em seguida nas lutas políticas regionais. Um dos pioneiros na luta pela divisão de Mato Grosso, liderou na primeira década do século passado a fase insurrecional da campanha separatista, chefiando um movimento conhecido como Revolução da Paz, que “chegou a ter mais de 5.000 seguidores, que, para a época era um verdadeiro exército”.

Batido nos combates de Estrela, em 1911 por tropas legalistas comandadas pelo major Gomes exilou-se no Paraguai, onde passou a trabalhar como açogueiro.

Suas aventuras são o roteiro do livro “As duas guerras de Bento Xavier, o maragato”, de autoria do jornalista Sergio Cruz, lançado em 23 de agosto de 2025, no Festival de Inverno de Bonito.

FONTE: Sidney Nunes Leite, Bela Vista uma viagem ao passado, edição do autor, Bela Vista, 2001, página 232.

UMA HISTÓRIA DA DIVISÃO! O que vc precisa saber sobre a criação do Estado, está no livro “História da Fundação de Mato Grosso do Sul”, do jornalista Sérgio Cruz. Das primeiras cogitações, no século XIX à sanção da lei complementar 31/77, pelo presidente Ernesto Geisel. Se é isso que vc quer saber não deixe de ler. CLIQUE AQUI e compre seu exemplar.