Campo Grande-MS
domingo, 13/07/2025

Pesquisa do jornalista Sergio Cruz, da ASL e IHGMS

Serra da Bodoquena, em Miranda, (Primeira Hora)

Não há evidência da existência, nos últimos mil séculos, da ocorrência de vulcões ativos no Brasil. “Cientificamente, o que se tem é que na era mesozoica, há cerca de 200 milhões de anos, houve manifestações vulcânicas nas regiões sul e sudeste do Brasil, originando formações rochosas do tipo basáltico, porém, com o tempo, essas rochas foram sofrendo as ações dos agentes intempéricos, dando origem a um solo que hoje é chamado de terra roxa, muito fértil”. (MUNDO EDUCAÇÃO)

Alarme falso

A crença de que havia um vulcão adormecido em Caldas Novas (GO), Juscemeira ou no Parque de Águas Quentes (MT) ou na Lagoa Aporé, em Mato Grosso do Sul, foi desfeita com a explicação de que essas ocorrências de águas quentes é resultante do aquecimento geotérmico, que ocorre em inúmeros outros locais no mundo, a Antártida.

Possibilidades

Não se descarta, todavia, a ocorrência de vulcões extintos ou adormecidos no Brasil. Cita-se entre outros, “o vulcão Paredão, localizado na ilha de Trindade, no Espírito Santo, (que) foi considerado um exemplo recente da atividade vulcânica no Brasil. Mesmo com o desgaste do tempo, das chuvas e dos ventos, o vulcão é o único que mantem uma parte da estrutura preservada”, segundo a professora e pesquisadora Letícia Guimarães, do departamento de Geologia da Universidade Federal da Bahia. (TERRA).

O nosso vulcão

O único informe de que se tem sobre a ocorrência de vulcão no Brasil, foi minimizada por um semanário de Corumbá, O Iniciador, primeiro jornal do Sul de Mato Grosso, em sua edição de 15 de maio de 1881:

Vulcão – Pessoa de critério nos informa que na comarca de Miranda existe um vulcão, que parece estar ainda em atividade, pois o cimo do monte em que ele se acha, ou sua cratera, tem sido visto deitar bastante fumo”.

Repercussão

Tendo o jornal corumbaense como fonte única, alguns jornais de circulação nacional, repercutiram a notícia, que não teve maiores consequências.