Pesquisa do jornalista Sergio Cruz da ASL e do IHGMS
Filho de Manoel e Laudelina Machado, nasce em Rio Brilhante, Londres Machado. Professor primário, formado em Contabilidade e Ciências Jurídicas. Iniciou sua carreira política como vereador em Fátima do Sul em 1967. Sua vida pública foi uma sucessão de vitórias eleitorais:
Iniciou a carreira como vereador em Fátima do Sul, deputado estadual, desde 1971, ainda antes da divisão do Estado, teve dois mandatos em Cuiabá. Com a criação de Mato Grosso do Sul elege-se deputado estadual constituinte, sendo escolhido o primeiro presidente do poder legislativo no novo Estado.
Em 1979, com a exoneração do governador Harry Amorim Costa, assumiu o governo de 13 a 29 de junho e de 30 de outubro a 6 de novembro. Em 1987 foi nomeado Secretário da Casa Civil do governo Marcelo Miranda, permanecendo um ano no cargo.
Em 2016, décimo segundo mandato como deputado estadual de Mato Grosso do Sul, exerceu a presidência da Assembleia Legislativa por cinco vezes. Em 1989, durante a Constituinte estadual, acumulou a presidência da Casa.
Em 2014, sofreu sua primeira derrota, como candidato a vice-governador em chapa encabeçada pelo senador Delcídio Amaral (PT).
É o político brasileiro com mais anos de mandato. Somando os 4 anos em que foi vereador em Fátima do Sul, aos 13 mandatos de deputado estadual, são 60 anos de vida pública.
A LEI DO 44 ESTÁ DE VOLTA!

Está de volta às plataformas o livro do jornalista Sergio Cruz, “Sangue no Oeste, a lei do 44”, trabalho de pesquisa com episódios de violência que marcaram nossa História. A morte do prefeito Ari Coelho, de Campo Grande, da prefeita Dorcelina Folador, de Mundo Novo, o sequestro do Ludinho, a pandemia de gripe espanhola, em Campo Grande e outras notícias, que aos poucos vão sendo esquecidas. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar.









