Campo Grande-MS
sábado, 1/11/2025

Pesquisa do jornalista Sergio Cruz, da ASL e do IHGMS

Com as bênçãos frei Mariano de Bagnaia, pároco da freguesia, Corumbá inaugura em 1º de novembro de 1875, novo cemitério, construído pela municipalidade. A notícia foi enviada pela Câmara Municipal ao presidente da província, general Hermes Ernesto da Fonseca, que comunicou o recebimento do ofício da edilidade através de publicação no jornal oficial, A Situação, em sua edição de 17 de fevereiro de 1876:


“- A Câmara municipal de Corumbá, acusando o recebimento do ofício que dirigiu à Presidência em data de 24 de novembro último no qual participa acharem-se concluídas as obras do novo cemitério público daquela vila a cargo da referida Câmara, importando a despesa de sua construção, inclusive a capela em R.s 12:326$610, e que no dia 1° de novembro se procedeu solenemente ao benzimento, tendo sido as respectivas chaves entregues ao reverendo Frei Mariano de Bagnaia”.


FOTO: cemitério Santa Cruz, o maior de Corumbá em 2017.


O MARAGATO GANHA MS! O livro do jornalista Sergio Cruz “As duas guerras de Bento Xavier, o maragato” é o livro de história mais vendido em Mato Grosso do Sul. O livro descreve a saga do povo gaúcho no Estado, sua importância na economia e influência na política. Para comprar o seu exemplar CLIQUE AQUI. Boa leitura!