Campo Grande-MS
domingo, 1/02/2026

Pesquisa do jornalista Sergio Cruz da ASL e do IHGMS

Um grupo de bacharéis em Direito, à frente o advogado e jornalista Francisco Bianco Filho, é fundada em Campo Grande, em 1º de fevereiro de 1932, a Faculdade de Direito do Estado de Mato Grosso. O anúncio da criação desta que seria a primeira faculdade de ciências jurídicas do Sul do Estado, foi feito através de circulares dirigidas aos jornais de Campo Grande e Cuiabá:

Muito me apraz comunicar-vos que, nesta data, foi fundada, com sede nesta cidade, em reunião a qual compareceu grande número de pessoas de destaque em nosso meio social, uma escola de Direito sob a denominação de FACULDADE DE DIREITO DO ESTADO DE MATO GROSSO, ficando assim constituída sua diretoria provisória:

Bacharel Francisco Bianco Filho, diretor; Bacharel Antonio Leite de Campos, vice-diretor; Bacharel Adalberto Barreto, secretário; Bacharel José Pereira Teixeira Filho, bibliotecário. 

Contando com vosso apoio à obra de tão relevante alcance intelectual e moral, subscrevo-me com muita estima e elevada consideração.

Campo Grande, em 1º de fevereiro de 1932.

Adalberto Barreto,

Secretário.*

A faculdade chegou a anunciar o primeiro vestibular no mês de fevereiro. Em 31 de março, há registro da locação do salão da Associação Comercial para as aulas do curso. Nada consta sobre o seu funcionamento regular até 1934, quando voltou a convocar novo vestibular, numa publicação com a assinatura do advogado Eduardo Olímpio Machado, como diretor e o professor Severino de Queiroz, como sub-secretário.

FONTE: *A Cruz (Cuiabá), 28/02/1932.

FOTO: anuncio publicado no Jornal do Comercio (01/04/1934).

A LEI DO 44 ESTÁ DE VOLTA! 

Está de volta às plataformas o livro do jornalista Sergio Cruz, “Sangue no Oeste, a lei do 44”, trabalho de pesquisa com episódios de violência que marcaram nossa História. A morte do prefeito Ari Coelho, de Campo Grande, da prefeita Dorcelina Folador, de Mundo Novo, o sequestro do Ludinho, a pandemia de gripe espanhola, em Campo Grande e outras notícias, que aos poucos vão sendo esquecidas. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar.