Campo Grande-MS
sexta-feira, 15/08/2025

A saga dos maragatos na fronteira Brasil/Paraguai, na figura do coronel Bento Xavier da Silva, egresso da revolução federalista de 1893, é o enredo do mais novo livro do jornalista Sergio Cruz, a ser lançado durante o Festival de Inverno de Bonito, que vai começar no próximo dia 20 de agosto.

“As duas guerras de Bento Xavier, o maragato”, aborda o conturbado período de transição do império para a república, no Rio Grande do Sul e em Mato Grosso, estado que acolheu os derrotados da guerra entre maragatos e pica-paus.

O jornalista, em seu livro, releva a figura de dois importantes refugiados: o coronel Bento Xavier da Silva e o advogado republicano, João de Barros Cassal, este abrigado em Nioaque e aquele, em Bela Vista.

“Os dois tentaram a primeira ruptura com os coronéis de Cuiabá, através de um movimento ao qual teriam chamado de revolução de paz, e que resultaria numa verdadeira guerra na fronteira, contra a polícia e as milícias dos coronéis adesistas do Sul”, explica Sergio Cruz.

A plataforma do coronel Maragato, incluía entre seus objetivos, a divisão do Estado, item utilizado por seus inimigos, para estigmatizar a proposta revolucionária.

“A repressão contra os divisionistas, intensificada a partir da sufocação do bentismo, em 1912, retardou o processo divisionista por vinte anos, retomado apenas em 1932, pela Liga Sul-mato-grossense”, detalha Sergio Cruz, para quem os chamados rebeldes do Sul, “consolidaram o bairrismo sulista, permitindo esta ruptura, formalmente ocorrida em 1977, com a criação de Mato Grosso do Sul”, finaliza.

O lançamento do livro será no sábado, dia 23 de agosto, as 10 h da manhã, na praça da Liberdade (Lounge Literário).