Pesquisa do jornalista Sergio Cruz, da ASL e do IHGMS
É publicada na Gazeta Oficial,¹ em Cuiabá, em sua edição de 13 de julho de 1931, o ato de criação da Faculdade de Odontologia e Farmácia de Campo Grande, a primeira instituição de ensino superior do Estado.
Mantida por uma sociedade anônima, à frente o dentista Agostinho dos Santos (foto), os dois cursos começaram no início deste ano, com professores escolhidos entre profissionais de saúde da cidade, entre eles, os médicos Vespasiano Barbosa Martins e Tertuliano Meireles.
Em 1932 teve as aulas interrompidas e suas dependências ocupadas, depois da derrota dos constitucionalistas. Em 1933, frustrada a tentativa de conseguir inspeção federal para reconhecimento dos cursos, o diretor Agostinho dos Santos, transfere a direção da sociedade para o médico Tertuliano Meireles e muda-se para o Rio de Janeiro.²
A faculdade chegou a formar uma turma de dentistas e outra de farmacêuticos e, não conseguindo o credenciamento federal, encerrou suas atividades.
FONTE: ¹Gazeta Oficial de Mato Grosso, (13/07/1931) e ²Jornal do Comércio (CG), 29/07/1933).
FOTO: acervo Paulo Coelho Machado.
NOVIDADE! JÁ ESTÁ À VENDA O NOVO LIVRO DO SERGIO CRUZ. A valentia dos maragatos na revolução federalista e a saga dos gaúchos na fundação de Mato Grosso do Sul, estão no livro AS DUAS GUERRAS DE BENTO XAVIER, O MARAGATO. Você não pode perder esta grande aventura de nossa História. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar.