O governador Eduardo Riedel participou nesta sexta-feira (19) da abertura do 7º Fórum Estadual do Terceiro Setor, em Campo Grande. O foco é o uso da tecnologia e inteligência artificial para facilitar e melhorar as ações sociais direcionadas para quem precisa, tanto no poder público como para as entidades que prestam estes serviços.
O evento ocorreu no auditório da OAB-MS (Ordem dos Advogados do Brasil de MS). “O fórum vai discutir tendências, inovações que vão contribuir para lidar com a questão burocrática, prestação de contas e outras ações. Está sendo discutido neste espaço o início de uma transformação que todos nós vamos viver. A inteligência artificial com sistemas e modelos que vão facilitar o trabalho e assim oferecer um serviço de qualidade ao cidadão”, afirmou o governador.
Riedel destacou a importância e o papel das entidades do terceiro setor para ajudar quem precisa. “O Governo não faz nada sozinho, por isso a minha gratidão por cada uma das entidades do terceiro setor que fazem isto acontecer. Elas têm a capacidade de apoiar milhares de pessoas, promovendo inclusão”.
O governador enfatizou o trabalho feito para abrir novas oportunidades às pessoas. “Prosperidade e crescimento. Isto gera oportunidade. A pobreza tem que encontrar duas grandes coisas para abrir uma porta de saída. Primeiro é a oportunidade e o segundo é o acesso, que vem pela educação, estruturar a família. Quando nada disto funciona tem a assistência. Precisamos entrar na casa das pessoas. Com o objetivo de não deixar ninguém para trás”.

A secretária estadual de Assistência Social e dos Direitos Humanos, Patrícia Cozzolino, aproveitou a oportunidade para citar os números positivos do Estado no combate à extrema pobreza.
“Temos que destacar que nos últimos três anos nós saímos da extrema pobreza no Estado, que tinha 2,7% da população, para agora algo em torno de 0,5% a 0,7%. Isto por si só é um feito histórico. Hoje nós dispomos de técnicas da área de assistência social nas ruas, dentro da casa das famílias para identificar e dar todo apoio necessário”.
Aprendizagem
O evento realizado no auditório da OAB tem como objetivo discutir “Como a IA (Inteligência Artificial) pode ser uma aliada na transformação social e na ampliação do alcance das OSCs (Organizações da Sociedade Civil)?”.
“Tendência, Inovação e Transformação Digital para o Terceiro Setor” é o tema desta edição que discute ainda o uso da IA na elaboração de projetos de captação de recursos financeiros por meio do Município, do Estado, da União e da iniciativa privada. O público-alvo são as OSCs da Capital e do interior, além de parlamentares, gestores municipais e a sociedade em geral.
Anfitrião do evento, o presidente da OAB-MS, Bitto Pereira, elogiou a discussão de um tema em pauta na sociedade. “Uma honra para OAB-MS receber este evento, com uma pauta tão importante que discute inovação e transformação digital. Não poderia ser mais atual. Tudo que for feito pelo Governo do Estado e Sead vai dispor do apoio da Ordem. Aqui é a casa da advocacia, mas também a casa da cidadania”.
Fonte: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul | Por: Leonardo Rocha, Comunicação do Governo de MS |
Fotos: Álvaro Rezende