A pavimentação da Estrada Municipal NA-18, “Benedito Coutinho” em homenagem póstuma ao fundador da Energética Santa Helena, foi inaugurada no sábado (18) pelo governador Eduardo Riedel, marcando um importante avanço na infraestrutura da região. Riedel destacou que a integração entre poder público e iniciativa privada tem gerado novas oportunidades e fortalecido a economia regional.
“O desenvolvimento é prosperidade e oportunidade para as pessoas, especialmente quando vem acompanhado de boa educação, empregabilidade e empreendedorismo”, acrescentou.
O novo trecho asfaltado, com 11,1 quilômetros de extensão, liga o entroncamento da MS-134 à sede da usina, melhorando o tráfego de veículos e oferecendo mais segurança aos trabalhadores que circulam diariamente pela via. A pavimentação também garante melhores condições logísticas para o escoamento da produção da Santa Helena, uma das maiores indústrias sucroenergéticas do município e do Estado, responsável por mais de 1,2 mil empregos diretos.
O governador Eduardo Riedel ressaltou também o avanço econômico e social dos municípios do Vale do Ivinhema, região percorrida desde a última quinta-feira (17). Acompanhado de lideranças locais e das bancadas estadual e federal, Riedel reforçou que o desenvolvimento local é resultado da soma de esforços entre Estado, prefeituras e setor produtivo.
“Em todos os municípios, a gente fica impressionado com a evolução ano após ano. Isso é fruto de um ambiente de prosperidade e de confiança do empresariado, aliado à capacidade do Estado de investir e dos municípios de fazerem a sua parte”, afirmou o governador.
Para o chefe do executuvo estadual, a conclusão da obra traz competitividade ao setor produtivo e para a geração de emprego e renda na região. “Mais um passo concreto rumo à prosperidade e ao desenvolvimento sustentável do Estado”.
O prefeito de Nova Andradina, Leandro Fedossi, lembrou da importância das parcerias institucionais que têm resultado em melhorias significativas para o município e disse ainda que a infraestrutura tem sido prioridade desde o início do mandato, como base para o crescimento ordenado e sustentável.
“Sempre colocamos a infraestrutura como plataforma de trabalho, porque acreditamos que ela é o alicerce para o desenvolvimento de Nova Andradina.”
A Energética Santa Helena, que completou 33 anos de operação em Mato Grosso do Sul no último dia 18 de agosto, teve início na década de 1980 e passou por uma grande expansão em 1992, quando foi adquirida pelo empresário Benedito Coutinho. Desde então, a usina consolidou-se como um dos principais polos de desenvolvimento econômico da região de Nova Andradina, gerando também 3,6 mil empregos indiretos.
Em sua fala, o diretor da Usina Santa Helena, Luiz Ricardo Macaes Coutinho, reforçou o papel estratégico da parceria entre Estado e iniciativa privada. De um lado, o governo investe em estrutura e mobilidade; de outro, as empresas investem em produção, emprego e renda.
“Nós, da Usina Santa Helena, estamos aqui para investir, produzir e oferecer qualidade de vida aos nossos colaboradores. E continuaremos lado a lado com o poder público, contribuindo para o fortalecimento da economia e o desenvolvimento do Mato Grosso do Sul.”
Atualmente, a empresa cultiva cerca de 40 mil hectares de cana-de-açúcar, processando aproximadamente 2 milhões de toneladas por safra. Sua produção é voltada à fabricação de etanol hidratado e anidro, além de açúcar VHP 100% destinado à exportação, cuja produção teve início em outubro do ano passado.
A nova pavimentação reforça o compromisso do Governo do Estado com o desenvolvimento econômico, a segurança viária e a valorização das indústrias estratégicas para Mato Grosso do Sul.
Participaram ainda do ato, o senador Nelsinho Trad, o deputado federal Dagoberto Nogueira, os deputados estaduais Pedro Caravina e Mara Caseiro, os secretários Jaime Verruck (Semadesc) e Eduardo Rocha (Casa Civil), além de prefeitos e outras lideranças da região.
Fonte: Agência de Noticias do Governo de Mato Grosso do Sul | Por: Alexandre Gonzaga, Comunicação do Governo de MS | Foto: Álvaro Rezende/Secom