Campo Grande-MS
quarta-feira, 21/01/2026

Durante os encontros, as participantes terão contato com técnicas tradicionais da cerâmica Terena, aprendendo desde o preparo da argila até os processos de modelagem, acabamento e queima.

A tradição ancestral da cerâmica Terena será celebrada e fortalecida por meio da Oficina de Cerâmica Patrimônio Terena, iniciativa direcionada às mulheres indígenas e realizada com apoio e recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), por meio da Sectur / Prefeitura de Campo Grande.

A oficina é oferecida pela Associação de Artesãos Indígenas e tem como objetivo resgatar, valorizar e fortalecer o saber ancestral da cerâmica Terena, reconhecendo essa prática como patrimônio cultural do povo Terena, além de contribuir para a geração de renda das mulheres indígenas, promovendo autonomia, identidade e continuidade cultural, reafirmando o fazer manual como uma importante forma de transmissão de conhecimentos entre gerações.

Para Dona Elida Fátima, indígena Terena e Presidenta da Associação de Artesãos Indígenas, a oficina representa mais do que a preservação de uma técnica: “A cerâmica Terena carrega a história, a memória e a identidade do nosso povo. Fortalecer esse saber é garantir que nossas mulheres sigam transmitindo a cultura para as próximas gerações e, ao mesmo tempo, tenham oportunidade de gerar renda com aquilo que é nosso patrimônio.”

A iniciativa reafirma o papel das mulheres indígenas como guardiãs da memória, da cultura e da economia criativa indígena, contribuindo para a valorização da cultura Terena no contexto urbano e contemporâneo de Campo Grande.

Serviço:

Oficina de Cerâmica Patrimônio Terena
Local: Associação de Artesãos Indígenas
Rua Adventor Divino de Almeida, 1226 – Jardim Noroeste – Campo Grande/MS 
Início da oficina: 26 de janeiro de 2026
Horário: das 13h às 17h
Informações e inscrições: (67) 98446-9044 – Edileuza

Fonte: Sonhares Filmes | Fotos: Pitter Marques