Campo Grande-MS
quarta-feira, 3/12/2025

Estudantes e professores do Campus Campo Grande conquistaram o 1º e 2º lugares na categoria Tecnologia e receberam troféus e prêmios em dinheiro

O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) foi destaque no Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2025, promovido pela Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite), ao conquistar as duas primeiras colocações na categoria Tecnologia com projetos desenvolvidos no Campus Campo Grande.

O primeiro lugar foi obtido pelo ‘Jogo Digital Fiscalização Animal com Jack Arex e Karol Karol’, desenvolvido pelo professor Alexandre Soares da Silva. Voltado a adolescentes, o game utiliza narrativa, ação e investigação para ensinar educação fiscal. Inspirado na cultura e nas paisagens de Mato Grosso do Sul, o jogo estimula escolhas éticas e a consciência cidadã abordando temas como nota fiscal, sonegação e mau uso de criptomoedas.

O docente explica que, para a criação da narrativa do game, foram selecionados temas considerados populares na área da educação fiscal.

“O objetivo foi abordar assuntos nos quais geralmente há conflitos entre o sonegador e interesses gerais da sociedade. A partir desses temas, foi montada uma narrativa investigativa apresentando situações análogas ao mundo real, mas sem representá-las de forma rígida ou detalhada”, detalha.

O propósito, segundo Alexanre, é transmitir os conceitos de determinados tributos ou impostos, bem como o impacto deles na vida do cidadão, além de estimular o desenvolvimento do senso crítico do jogador.

“Os ambientes e personagens foram espelhados em locais de Mato Grosso do Sul para refletir de certa maneira a regionalização do jogo. A ambientação, as mecânicas, os diálogos e o desenrolar do game, além da transmissão dos aspectos educacionais, foram baseados em uma metodologia já utilizada anteriormente em outro jogo”, finaliza.

O game criado no IFMS pode ser acessado gratuitamente em qualquer navegador web, tanto no computador quanto no celular. Também há versões para download nos sistemas operacionais Windows e Linux.


Game que ficou em 1º lugar usa cenário e personagens de Mato Grosso do Sul

O segundo lugar foi concedido ao projeto de extensão “Uma Nova História para a Educação Fiscal do MS: Brincando e Aprendendo através de Jogos Lúdicos”, representado pela professora Celeny Fernandes Alves. A iniciativa integra o Programa Estadual de Educação Fiscal de Mato Grosso do Sul (PEEF/MS), executado por meio de uma parceria entre a Secretaria de Estado de Fazenda/MS e outras instituições, dentre as quais o IFMS.

Ao Instituto Federal coube desenvolver jogos digitais para promover a formação da cidadania fiscal, e dois deles foram premiados: ‘Desafios da Educação Fiscal’ e ‘Tributo do Milhão’, que abordam temas como a função social dos tributos, recursos públicos e cidadania com cruzadinhas, desafios, jogos de memória e perguntas de múltipla escolha.

“O foco [do projeto] está no processo de ensino-aprendizagem dos conceitos fundamentais de educação fiscal, de maneira lúdica e envolvente, transformando temas complexos em experiências mais divertidas e interessantes. Essa abordagem visa estimular a mente, desenvolver habilidades críticas e promover a responsabilidade fiscal nas novas gerações”, pontua a professora.

Ao participar do projeto, o IFMS contribui para a disseminação de diversos conceitos relacionados à educação fiscal. “Como a função social dos tributos, a aplicação dos recursos públicos e a compreensão de como os valores arrecadados junto aos cidadãos são utilizados em benefício da sociedade”.

Os jogos foram desenvolvidos por estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em Informática e do curso superior de tecnologia em Sistemas para Internet, sob orientação dos professores Celeny e Alexandre, além de Thales Farias Duarte e Márcio Osshiro, todos da área de Informática.

A primeira fase do projeto foi desenvolvida pelos egressos Mileny Figueiredo (Informática), Mariana Castro e Talita Florentino (ambas de Sistemas para Internet). Posteriormente, as atividades passaram a ser executadas por Jonathan Marzurkiewicz e Takuya Uchino (ambos de Informática), e Larissa Ishibashi e Nicolas Valente (ambos de Sistemas para Internet).

Três estudantes, sendo dois da graduação e um do técnico integrado, foram selecionados via edital pare receber bolsas mensais no valor de R$ 1.100 por um período de 11 meses. As bolsas serão concedidas até fevereiro do ano que vem.

Nas próximas etapas do projeto estão previstas visitas técnicas e realização de oficinas formativas em municípios estratégicos do estado. A previsão é que as atividades sejam finalizadas em agosto de 2026.


Jogos de educação fiscal foram desenvolvidos em laboratório do Campus Campo Grande – Foto: Acervo Pessoal

Prêmio Nacional de Educação Fiscal – A edição 2025 recebeu 485 inscrições nas categorias Tecnologia, Instituições, Escolas e Imprensa. Dessas, 145 passaram por avaliação in loco de auditores fiscais, que fizeram análises técnica, metodológica e de impacto social.

A cerimônia de premiação deste ano foi realizada em Brasília (DF), no dia 18 de novembro.

Saiba mais sobre a premiação no site oficial do Prêmio Nacional de Educação Fiscal.

Fonte: Ascom/IFMS | Por: Paulo Ricardo Gomes | Foto de abertura: Campus Campo Grande