Nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17, é possível interpor recursos e corrigir dados no sistema de inscrição. Seleção é para ingresso nos cursos técnicos integrados ao ensino médio da instituição no 1º semestre do ano que vem
O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) divulgou nessa quarta-feira, 15, a relação preliminar de inscrições homologadas e o resultado preliminar dos pedidos de atendimento diferenciado para o Exame de Seleção 2026.
Os editais estão publicados na Central de Seleção do IFMS.
Foram homologadas as inscrições pagas dentro do prazo previsto no cronograma e aquelas que tiveram o pedido de isenção deferido, conforme as regras do edital de abertura do processo seletivo.
Nesta quinta e sexta-feira, 16 e 17 de outubro, será possível apresentar recurso contra a lista preliminar de inscritos, o que inclui comprovar o pagamento da taxa de inscrição e a necessidade de atendimento diferenciado no dia da prova.
O prazo é o mesmo para corrigir os seguintes dados no sistema de inscrição: opção de campus, curso e tipo de vaga (cotas).
A diretora de Educação Básica do IFMS, Gláucia Vasconcelos, reforça a importância desta etapa do processo seletivo.
“É o momento de conferir atentamente os dados de inscrição e garantir que todas as informações estejam corretas. Depois da homologação final, não será mais possível alterar curso, campus ou tipo de vaga”, destaca.
Como solicitar correção de dados?
O candidato ou seu responsável legal pode alterar as informações referentes à opção de curso, campus e tipo de vaga (Ampla Concorrência ou Ação Afirmativa/Cotas).
Para isso, deverá seguir o seguinte passo a passo na Central de Seleção:
- acessar a Página do Candidato, na Central de Seleção do IFMS, informando login e senha;
- clicar em ‘Minhas Inscrições’;
- selecionar o ícone ‘Mudar Curso/Vaga’;
- preencher as informações solicitadas; e
- clicar em ‘Enviar’.
Como entrar com um recurso?
Candidatos que pagaram a taxa de inscrição até o dia 9 de outubro, conforme o cronograma do processo seletivo, e não estão na relação preliminar de inscrições homologadas, podem interpor recurso até esta sexta-feira, 17. Importante: não será aceito comprovante de agendamento bancário.
Recursos também podem ser interpostos por quem solicitou atendimento diferenciado e não teve a solicitação aceita.
O pedido de recurso deve ser feito pela Página do Candidato, seguindo as seguintes instruções:
- acessar a Central de Seleção com login e senha;
- clicar em ‘Minhas Inscrições’;
- selecionar o ícone ‘Recurso’;
- preencher as informações solicitadas, anexando o comprovante de pagamento; e
- clicar em ‘Enviar’.
Os recursos serão analisados pela Diretoria de Educação Básica (Direb), e pedidos fora do prazo ou sem fundamentação serão desconsiderados.
Outras datas importantes – A relação final das inscrições homologadas, com os locais de prova, será publicada no dia 22 de outubro, na Central de Seleção.
A prova do Exame de Seleção 2026 será aplicada no dia 26 de outubro (domingo), nos municípios onde as vagas são ofertadas. O candidato deverá chegar ao local entre 7h30 e 8h30, portando documento oficial de identificação com foto. Após esse horário, não será mais permitido o ingresso nas salas.
Com duração máxima de quatro horas, a prova terá 30 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa (peso 4), 10 de Matemática (peso 4) e 10 de Conhecimentos Gerais (peso 2), totalizando 100 pontos.
O gabarito preliminar será divulgado no dia 27 de outubro.
Exame de Seleção 2026 – São ofertadas 1.840 vagas em cursos técnicos integrados ao ensino médio gratuitos nos campi Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas, com início das aulas no primeiro semestre do ano que vem.
Dúvidas sobre o processo seletivo devem ser enviadas para [email protected].
Todos os editais do Exame de Seleção 2026 estão publicados na Central de Seleção do IFMS.
As informações resumidas sobre o processo seletivo estão no hotsite do Exame de Seleção 2026.
Fonte: Ascom/IFMS | Por: Paulo Ricardo Gomes | Imagem: Divulgação/IFMS