Campo Grande-MS
segunda-feira, 15/12/2025

Jornada por 34 países, como Afeganistão e Myanmar, vira livro com mais de 400 páginas

Em uma viagem de 15,5 meses por Ásia e Oceania, o sul-mato-grossense Wesley Faraó Klimpel e a esposa, a catarinense Patricia Pamplona, passaram por experiências tão inusitadas quanto cuidar de uma cobra na Austrália, ter o celular checado por homens do Talibã, no Afeganistão, e caminhar 120 km para ir e voltar do Acampamento-base do Everest, no Nepal.

Essas e outras histórias estão no livro “Aventuras Sem Chaves – Parte 2: Uma Viagem por Ásia e Oceania”, que será lançado agora em dezembro em Campo Grande (16), após eventos semelhantes em Florianópolis e São Paulo.

Dividida em 34 capítulos –um para cada país visitado–, a obra de 436 páginas traz diversas informações, entre relatos e dicas de vistos e de passeios, assim como crônicas inéditas e belas imagens.

“Fomos a muitos lugares lindos na segunda temporada da nossa volta ao mundo, uns que já viraram tradicionais pontos turísticos e outros que quase não recebem brasileiros. Isso nos motivou a escrever o livro, para incentivar mais gente a visitar a Ásia e a Oceania”, explica Patricia. “Sem falar que as pessoas adoram saber do perrengue alheio, né? Não importa se é nas ruas esburacadas de Campo Grande ou num tuktuk na Índia”, complementa Faraó.

A jornada pela Ásia começou em abril de 2024, em Moscou, e de lá o casal viajou de trem, pela Transmongoliana, até a Mongólia. “Essa foi a nossa terceira vez em solo russo, então percebemos a diferença quando comparamos com 2013 e 2019. Agora, tem bem menos gente falando inglês e muito mais homens do Exército, indo para a guerra contra a Ucrânia”, analisa o sul-mato-grossense.

Os jornalistas estiveram em outros países em meio a tensões, como Myanmar, palco de uma guerra civil desde 2021, e Afeganistão, governado pelo Talibã há quatro anos. “A passagem pelo Paquistão coincidiu com um período bem complicado: entramos logo após o atentado na Caxemira, em abril, e isso fez com que a única fronteira terrestre aberta com a Índia fosse fechada. Para completar, saímos um dia antes de o governo indiano bombardear o território paquistanês”, relembra a catarinense.

Para o casal, que viajou por África e Oriente Médio na primeira temporada da volta ao mundo —o livro “Aventuras Sem Chaves – Parte 1” é sobre esse período—, a viagem pela Ásia pode ser resumida na palavra experiência.

“A gente viveu muita coisa legal, que mais parecia um sonho. Aprendemos a mergulhar, pilotamos motos em vários cantos do Sudeste Asiático, voamos de balão, observamos de pertinho coala, dragão-de-komodo e iaque”, enumera Faraó. “Sem falar que pisamos em lugares muito distantes da nossa realidade, como Nova Zelândia e Japão. Por falar nisso, fomos para Okinawa provar o sobá original e o de Campo Grande é melhor, hein.”

Como Faraó é de Campo Grande, é natural que a rota dos lançamentos do livro termine na capital sul-mato-grossense. Sem falar que o casal precisa renovar o estoque de erva de tereré, e nada melhor do que comprar no estado. “Um dos grandes desafios desses três anos de volta do mundo é ficar tanto tempo sem tomar a bebida”, desabafa o jornalista.

Essa grande viagem, planejada desde 2015, foi inicialmente dividida em três temporadas: na primeira, visitaram 43 países da África e do Oriente Médio em 14,5 meses; na segunda, passaram em 15,5 meses por 34 nações da Ásia e da Oceania. Para a terceira temporada, Pati e Faraó recalcularam a rota e pretendem viajar apenas pela América, enquanto uma quarta foi criada para percorrer a Europa — afinal de contas, a série boa merece ser estendida.

LANÇAMENTO “AVENTURAS SEM CHAVES – PARTE 2”
Campo Grande
Quando: 16 de dezembro, às 19h
Onde: Jardim Central (R. Paraíba, 574 – Jardim dos Estados)