Começam nesta semana as primeiras atividades do Projeto ROTA CINE voltadas para os produtores de audiovisual de Mato Grosso do Sul. Entre 26 e 30 de janeiro, das 18h às 22h, acontece a oficina “Do Papel à Tela: Como Viabilizar seu Projeto Audiovisual Fora do Eixo”. A atividade será realizada no Museu da Imagem e do Som (MIS), e será ministrada por Tania Sozza e Fabio Flecha, profissionais que já somam mais de 20 anos de experiência no mercado audiovisual, fundadores da Render Brasil Produções, com 17 filmes premiados A oficina terá 20 horas de carga horária – distribuídas no período de 05 dias – e vagas para 25 participantes.
Serão abordados alguns temas, como a distribuição no circuito de cinema comercial, o acesso a grandes plataformas de streaming e o licenciamento de obras para canais de televisão. “O objetivo é passar informações para os participantes da oficina que ajudem eles a viabilizarem projetos cinematográficos, desde a elaboração até a exibição”, afirma Tania Sozza. “Do Papel à Tela: Como Viabilizar seu Projeto Audiovisual Fora do Eixo” é uma oficina com o intuito de mostrar aos produtores o “caminho das pedras” e como transformar a ideia de um filme em um projeto real e financiável, com muita criatividade, estratégia, técnica e inteligência executiva. “É possível viabilizar produções independentes de alto impacto e baixo orçamento. O cinema feito fora do eixo possui força global e sustentabilidade e é isso que vamos ressaltar nesta primeira oficina”, garante Fabio Flecha.
O projeto ROTA CINE MS é uma iniciativa estratégica da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS) para estruturar e fortalecer a cadeia produtiva do audiovisual no Estado. O objetivo é promover e democratizar o acesso à cultura, o fomento à economia criativa e a valorização da diversidade regional, em alinhamento à Política Nacional Aldir Blanc (PNAB).
A execução do ROTA CINE MS é objeto do Termo de Fomento (nº 5499/2025) celebrado entre Governo de Estado, Secretaria de Cultura, Esporte e Turismo, Fundação de Cultura de MS e o Instituto Curumins com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB).
Mais informações:
https://www.instagram.com/fundacaodeculturams
https://www.institutocurumins.com.br
Fonte: FCMS | Foto: Dafne Alana









