Evento promove atividades gratuitas e acessíveis na Praça da Liberdade, escolas e centros culturais pela cidade
A programação literária do Festival de Inverno de Bonito oferece atrações para todos os públicos com uma série de atividades voltadas à cultura, à história e à valorização da diversidade. O evento acontece entre os dias 20 e 24 de agosto na cidade de Bonito, MS, com atrações literárias na Praça da Liberdade, nas escolas municipais João Alves Nóbrega e João Alves de Arruda, no Colégio BCG e no Centro de Múltiplas Atividades (CMU).
Na quinta-feira, o Lounge Geek-literário na Praça da Liberdade abre às 9h com a Oficina de Literatura em Libras conduzida por Alessandra Souza, que visa promover o acesso à literatura infantil por meio da adaptação de contos e poesias na Língua Brasileira de Sinais, fomentando a inclusão e a expressão artística de pessoas surdas. Ainda na mesma manhã, às 10h, Fernanda Reverdito apresentará uma contação de histórias intitulada “Memórias do antigo Rincão Bonito”, trazendo um mergulho poético na história da região da Serra da Bodoquena, atração com acessibilidade em Libras e física.
Na sexta-feira, às 9h, o público infantil acompanhará Preta Princesa, personagem criada e interpretada por Andreía Souza Cassio, que celebra a beleza, força e ancestralidade das crianças negras, por meio de histórias, música e dança, também com acessibilidade em Libras e física. À tarde, às 15h, ocorre um bate-papo literário que discute literatura afrocentrada, com a participação de Rafael Belo e Maria Carol.
No sábado, às 10h, será lançado o livro “As Duas Guerras de Bento Xavier: O Maragato”, do escritor e historiador, Sérgio Cruz. Às 15h, o contador de histórias Ciro Ferreira vai entreter a criançada fora do lounge, na Praça da Liberdade, com uma contação de histórias enquanto o jornalista e pesquisador brasileiro Andriolli Costa, especializado em folclore e cultura popular, fará uma palestra sobre folclore no lounge Geek-Literário.
No domingo, às 10h30, Tânia Katuapó fecha a programação de literatura no lounge com uma contação que apresentará histórias de cultura popular e cantigas autorais acompanhada por instrumentos percussivos.
Além das ações na Praça da Liberdade, as escolas municipais João Alves Nóbrega e João Alves de Arruda também participam do Festival. Na quarta-feira, 15h, a Escola Municipal João Alves Nóbrega recebe Fernanda Reverdito com a contação de histórias “Memórias do antigo Rincão Bonito”, trazendo um mergulho poético na história da região da Serra da Bodoquena. Na quinta, a Escola Municipal João Alves de Arruda recebe a partir das 15h a contação de histórias “Preta Princesa Canta Histórias”, apresentada e interpretada por Andreía Souza Cassio.
Na sexta-feira, 10h, o escritor e historiador Sergio Cruz dá uma palestra sobre a Fundação de Mato Grosso do Sul no Colégio BCG e, no sábado, Tânia Katuapó começa uma contação de histórias a partir das 14h no Centro de Múltiplas Atividades (CMU).
O Festival de Inverno de Bonito acontece entre 20 e 24 de agosto em Bonito. Para mais informações sobre a programação completa do evento, acesse o site: mscultural.ms.gov.br
Fonte: FCMS | Por: Marcio Rodrigues Breda | Foto: FCMS/Divulgação