Faltando pouco menos de um mês para o início do Carnaval, o ABC (Aglomerado de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande) lança o calendário oficial dos blocos de rua de Campo Grande de 2026. São três finais de semana de muita folia e festa na cidade sul-mato-grossense. As ações dos blocos associados começam no dia 7 de fevereiro e terminam no dia 21 do mesmo mês.
O Carnaval de rua de Campo Grande entrou para o calendário oficial de festividades de Mato Grosso do Sul e consolidou-se como a segunda maior festividade do Centro-Oeste, atrás apenas da folia em Brasília.
Em 2025, foi registrado o maior público da história do evento em Campo Grande, com mais de 100 mil pessoas nas ruas, entre foliões locais e turistas de todas as regiões do Estado, colocando o festejo como potência econômica e turística da cidade, movimentando lojistas, restaurantes e a rede hoteleira.
Para o presidente do ABC, Thallyson Perez, os blocos vêm dialogando com o poder público, apresentando o potencial social e econômico para Campo Grande. “Nos últimos anos, o Carnaval de Campo Grande vem mostrando sua capacidade de dialogar com a sociedade em pautas necessárias para a comunidade e, também, tem apresentando sua força econômica e turística para a cidade”, disse.
Thallyson pontua que, em 2025, o Carnaval de Campo Grande foi declarado como Patrimônio Imaterial e Cultural do Estado de Mato Grosso do Sul pela Assembleia Legislativa do Estado, um reconhecimento de sua relevância histórica, cultural e social para a população sul-mato-grossense.
O presidente do ABC destaca que a pesquisa Cultura nas Capitais, organizada pelo Ministério da Cultura, apontou o Carnaval de Campo Grande como o evento cultural mais importante para cidade, segundo a população campo-grandense, ficando à frente do Natal, Festa Junina e feiras criativas. De acordo com Thallyson, esse levantamento reafirma “o compromisso da entidade em tornar a Capital mais viva, diversa e democrática”.
Parceiros do Carnaval de Campo Grande
O ABC vem dialogando com parceiros e agentes públicos para o fortalecimento do Carnaval em Campo Grande em 2026. A entidade se reuniu com os deputados federais Beto Pereira e Camila Jara, com a senadora Soraya Thronicke, com os vereadores Luiza Ribeiro e Jean Ferreira, com o diretor-presidente da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Eduardo Mendes, e com o diretor-presidente da Fundação de Cultura, Valdir Gomes.
Lançamento oficial do Carnaval de rua de Campo Grande
No dia 31 de janeiro, às 9 horas, no Bar do Zé, na Barão do Rio Branco, 1213, o ABC lança oficialmente o calendário dos blocos de rua de Campo Grande.
Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande
O ABC (Aglomerados de Blocos de Carnaval de Rua de Campo Grande) foi criado no dia 23 de julho de 2024 com o objetivo de fortalecer o carnaval de rua de Campo Grande. Hoje 13 blocos integram a associação. São eles: Cordão Valu, Capivara Blasé, Farofolia, Farofa com Dendê, Forrozeiros MS, Ipa Lê Lê, Bloco do Reggae, Nada Sobre Nós Sem Nós, Só Love, Bloco As Depravadas, Calcinha Molhada, Subaquera e Bloco Eita!.
Confira o calendário:
7 de fevereiro
Bloco As Depravadas – Bar do Zé, na Barão do Rio Branco, 1213, às 9 horas
Bloco Calcinha Molhada – Praça Aquidauana, na rua Aquidauana, 28, às 16 horas
Bloco Nada Sobre Nós Sem Nós – Arena do Horto Florestal– na avenida Fábio Zahran, 316, às 15 horas
8 de fevereiro
Farofa com Dendê – Monumento Maria Fumaça, na Esplanada Ferroviária, às 14 horas
13 de fevereiro
Bloco do Reggae – Monumento Maria Fumaça, na Esplanada Ferroviária, às 15 horas
Bloco Farofolia – Esplanada Ferroviária, na Rua Doutor Temístocles, 103, às 16 horas
Bloco Só Love – Esplanada Ferroviária, na Rua General Melo, 91, às 16 horas
14 de fevereiro
Bloco do Reggae – Monumento Maria Fumaça, na Esplanada Ferroviária, às 15 horas
Cordão Valu – Esplanada Ferroviária, às 15 horas
Bloco Ipa Lelê – Avenida Mato Grosso, 68, às 16 horas
15 de fevereiro
Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, às 14 horas
16 de fevereiro
Bloco Capivara Blasé – Esplanada Ferroviária, às 14 horas
Bloco Ipa Lelê – Avenida Mato Grosso, 68, às 16 horas
Bloco Subaquera – Rua Abdala Roderbourg, 692, na Vila Margarida, às 16 horas
17 de fevereiro
Cordão Valu – Esplanada Ferroviária – 15 horas
21 de fevereiro
Bloco dos Forrozeiros MS – Esplanada Ferroviária, na Rua Doutor Temístocles, às 17 horas
Bloco Eita! – Monumento Maria Fumaça, na Esplanada Ferroviária, às 14 horas
Fonte: ABC | Foto: Manu Komiyama









