Campo Grande-MS
quinta-feira, 13/11/2025

A Academia Sul-Mato-Grossense de Letras (ASL) realizará nesta quinta-feira, 13 de novembro, às 19h30, a última edição de 2025 do programa “Leituras & Conversas”, com foco na obra do escritor moçambicano Mia Couto. O evento será presencial, com entrada gratuita, no auditório da instituição, localizado na Rua 14 de Julho, nº 4653, bairro Altos do São Francisco, em Campo Grande (MS).

A atividade contará com a presença das acadêmicas Lenilde Ramos, Maria Adélia Menegazzo e Sylvia Cesco, responsáveis pela coordenação do encontro. A palestra principal será conduzida por Juliana Rahe, graduada em Letras pela UFMS, mestre em Estudos Literários no programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagens da UFMS e doutora em Estudos Literários pela UFMS/CPTL. Juliana atua como pesquisadora nas áreas de Teoria da Literatura, Literatura Brasileira e Literatura Comparada.

Mia Couto, pseudônimo de António Emílio Leite Couto, é considerado um dos principais nomes da literatura africana contemporânea. Começou a publicar aos 14 anos e construiu uma carreira marcada por poesia, contos e romances. Entre os prêmios que recebeu estão o Camões (2013) e o Neustadt International Prize for Literature (2014). É o autor moçambicano mais traduzido no mundo e membro correspondente da Academia Brasileira de Letras desde 1998.

Durante o evento, será abordada a trajetória literária do autor, que escreveu obras como Terra Sonâmbula, de onde se extrai o seguinte trecho:

“O jovem nem sabe explicar. Mas era como se o mar, com seus infinitos, lhe desse um alívio de sair daquele mundo. Sem querer ele pensava em Farida, esperando naquele barco. Por isso, ele enfrenta aquela marcha pelo pântano. Chapinham numa imensidão: lodos, lamas e argilas fedorosas.”

Incentivando leitura e troca de experiências literárias ao longo do ano, a Academia Sul-Mato-Grossense de Letras selecionou em 2025 autores diversos, abordando  aspectos específicos de diversas linguagens. A ASL fez leituras e conversas sobre escritores regionais, nacionais e internacionais; além de Mia Couto, fizeram parte do calendário: Paulo Leminski, Gabriel Garcia Márquez, Lino Villachá, Pablo Neruda, Augusto César Proença, Dalton Trevisan, Dora Ribeiro e Clarice Lispector.

SERVIÇO

Leituras e Conversas na ASL

“Mia Couto”

Dia 13 de novembro de 2025, às 19h30min

Auditório da ASL, Rua 14 de Julho, nº 4653

(Altos do São Francisco)

Entrada gratuita | evento presencial | traje esporte